AtaNews Publicidade 728x90
11/04/2018 às 08h47min - Atualizada em 11/04/2018 às 08h47min

Alimentação vegana melhora a qualidade de vida de diabéticos

A pesquisa comprova que uma dieta vegana pode contribuir para a perda de peso e a redução do colesterol ruim.

ANDA Agência de Notícias de Direitos Animais
A pesquisa mostra que uma dieta vegana pode melhorar na saúde de diabéticos. (Foto: Livekindly)
Um estudo realizado pelo Comitê Médico para a Medicina Responsável dos EUA (PCRM), e publicado na edição do mês passado do Jornal da Academia de Nutrição de Dietética, descobriu que uma dieta livre de crueldade animal pode melhorar a saúde das pessoas com diabetes tipo 2 .

Foram feitos exames com 45 participantes que vivem com diabetes tipo 2 para tentar um tratamento nutricional de 20 semanas em um consultório particular no distrito de Washington, nos EUA. Os participantes foram convidados para aulas semanais gratuitas de nutrição alimentar durante um período de 20 semanas.

Um grupo foi colocado em uma dieta de refeições veganas (que incluiu óleos e alimentos com baixo índice glicêmico) enquanto o outro grupo recebeu uma dieta de porção controlada que foi calculado para um déficit calórico diário a fim de incentivar a perda de peso. Ambos os grupos receberam informações sobre o tamanho da parcela. Os pacientes não foram solicitados a alterar seu estilo de vida ou medicamentos de qualquer forma.

O peso corporal, a hemoglobina A1c (HbA1c, termo médico usado para descrever o que acontece quando uma hemácia se junta à glicose), os lipídios plasmáticos, a albumina urinária e a pressão arterial foram examinados no final da pesquisa. Conforme os resultados, embora os participantes estivessem em controle metabólico regular no início do estudo, ambos os grupos obtiveram perda de peso, bem como melhorias na HbA1c e no colesterol da lipoproteína de baixa densidade, conhecido como colesterol “ruim”. Isso sugere que não apenas uma dieta vegana cuidadosamente planejada pode levar à perda de peso, mas também pode reduzir o colesterol negativo.

Com base nos resultados, o estudo conclui que o acesso a informações nutricionais associada a cuidados clínicos, com base em uma dieta vegana ou com baixo teor de gordura, pode resultar em melhorias na saúde.

“A nutrição é uma das ferramentas mais poderosas que temos na luta contra o diabetes. Este estudo mostra que mesmo os médicos que possuem uma rotina acelerada podem aproveitar esse poder, oferecendo instrução em grupo para seus pacientes”, disse o principal autor do estudo e presidente fundador do PCRM, Dr. Neal Barnard.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, mais de 29 milhões de americanos vivem com diabetes tipo 2 e um em cada quatro não sabe que possui a doença. Esta pesquisa contribui para o crescente grupo de evidências médicas comprobatórias que uma dieta baseada em plantas pode ser eficaz na redução de muitos dos sintomas do diabetes tipo 2. No ano anterior, a American Diabetes Association aprovou uma dieta inteira focada em frutas, vegetais, grãos e legumes como sendo alimentos eficazes na diminuição do início e dos efeitos do diabetes tipo 2, ressaltando que os médicos e nutricionistas devem sempre incluir educação dos pacientes o gerenciamento de estilo de vida alimentar.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »