18/02/2021 às 14h43min - Atualizada em 18/02/2021 às 14h43min

Amadurecimento de frutas

Como amadurecer frutas ou conservar por mais tempo

Unimed
Você tem o hábito de comer frutas todos os dias? Para muitas pessoas, a dificuldade em incluir mais frutas na alimentação é a conservação, já que elas precisam estar maduras, mas não podem passar do ponto ideal para comer.

Conhecer mais sobre esses saborosos alimentos facilita o hábito de comê-los. Hoje, você vai aprender:
 
Frutas climatéricas e não climatéricas: qual a diferença?



Pode ser que você nunca tenha ouvido falar desses termos, mas eles vão te ajudar muito na hora de comprar e armazenar frutas! Algumas frutas continuam a amadurecer mesmo depois de serem colhidas: são as chamadas frutas climatéricas. Bons exemplos são a banana, o abacate, a manga, o mamão, a pêra, o maracujá e outros.

Outras frutas param de amadurecer assim que são colhidas: são as frutas não climatéricas. Alguns exemplos são o limão, a laranja, o morango, a uva e outros.

Na prática, não precisa lembrar dos termos: basta saber que algumas frutas podem ser compradas levemente verdes para que amadureçam aos poucos e você não as perca, enquanto outras devem ser compradas já no ponto certo para consumir, pois elas não vão continuar amadurecendo na sua casa.

Como conservar frutas corretamente e fazê-las durar mais



Se, de vez em quando, você compra frutas, mas acaba tendo que jogar fora, fique de olho nessas dicas para armazenar corretamente e fazê-las durar mais.

Conservar na geladeira

Algumas frutas demoram mais para amadurecer e/ou estragar quando guardadas na geladeira. Isso é válido, principalmente, para frutas típicas de países mais frios, como morangos, mirtilos, framboesas etc.

Outras frutas podem ser colocadas na geladeira só depois de maduras, como a manga, o mamão e o abacate. A banana não deve ser guardada na geladeira, mas pode ser congelada sem casca após amadurecer.

Separar as frutas que produzem etileno

Lembra que contamos sobre as frutas climatéricas, aquelas que continuam a amadurecer mesmo após a colheita? Isso acontece porque elas produzem um hormônio chamado etileno, que estimula o amadurecimento. Esse hormônio, quando liberado, também pode afetar as frutas que estão em volta.

Por isso, guarde banana, mamão, abacate e manga, por exemplo, sempre com um espaço reservado entre si e separadas também das outras frutas.

Higienize antes

Assim que chegar do mercado ou feira, higienize todas as frutas, legumes e verduras e espere secar bem para guardar na geladeira ou fruteira. Isso ajuda a mantê-los conservados.

Como acelerar o amadurecimento de frutas verdes



Comprou a fruta verde, mas quer consumir logo? O primeiro passo é saber se ela é uma fruta climatérica, ou seja, que continua amadurecendo após a colheita. Só assim você pode acelerar o processo de amadurecimento.

Para amadurecer uma fruta como a pêra, a banana, o abacate e o mamão, a dica é manter em um ambiente parcialmente – mas não completamente – fechado. Vale embalar em um jornal, colocar em um saco limpo e fazer furinhos ou, então, colocar em um pote e deixar a tampa semiaberta.

Fique atento(a) para não deixar “passar do ponto”, assim, você comerá a fruta madura e docinha.

Vale lembrar que esse processo serve para acelerar o amadurecimento e, portanto, não é obrigatório no armazenamento. Se você não tem pressa, pode guardar a fruta normalmente.

Como saber se a fruta está madura

Saber identificar se uma fruta está madura ajuda na hora de comprar e também de consumir; assim, você não a deixa passar do ponto e evita desperdícios.

Como aproveitar uma fruta madura

É muito triste ver a fruta “passar do ponto” e ter de jogá-la fora. Infelizmente, mesmo com as dicas de como armazenar frutas corretamente, isso pode acontecer.

Nesse caso, fique de olho: existem algumas receitas que podem ser feitas com a fruta bem madura para evitar o desperdício! Confira essa dica de como aproveitar a banana madura, por exemplo:

Receita de sorvete caseiro de banana madura



Tem algumas bananas bem maduras na fruteira e não vai comer tão cedo? Retire as cascas, corte em rodelas e congele. Depois, você consegue fazer um sorvete rápido. Confira:

- Tire do congelador e coloque as bananas no processador de alimentos ou no liquidificador
- Comece batendo aos poucos ou use o modo “pulsar” para quebrar as partes congeladas
- Se necessário, coloque água em pequenas quantidades para ajudar a bater
- Pause, abra e use uma colher para mexer e garantir que todas as bananas sejam batidas
- Tampe novamente e bata até ficar com uma consistência cremosa

Sirva na hora!
Você pode comer o sorvete caseiro puro, com granola, linhaça, outras frutas em pedaços ou até bater mais frutas congeladas junto, como o morango, para incrementar o sabor. 

Dica: aproveite a casca da banana também!

A casca da banana, depois de bem lavada, pode ser aproveitada em várias receitas gostosas. Um exemplo é a “carne” desfiada de casca de banana: desfie bem e refogue com cebola, pimentões, tomates e temperos para rechear pães ou acompanhar o arroz.

5 dicas para comer mais frutas no dia a dia



- Mantenha a mente aberta e prove as frutas mais de uma vez para “adaptar” o seu paladar
- Misture-as a outros alimentos como iogurte, cereais e saladas
- Experimente frutas diferentes daquelas a que está acostumado(a) para descobrir novos sabores
- Carregue maçãs, goiabas, laranjas ou outras opções com você para a hora da fome – que tal no lanchinho da tarde?
- Vá a feiras para encontrar opções variadas e frutas da estação – que são mais saborosas e até mais em conta!
- O gosto de uma fruta saborosa pode te surpreender e traz inúmeros benefícios para nosso corpo. Experimente e se encante!



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »