AtaNews Publicidade 728x90
18/02/2021 às 14h26min - Atualizada em 18/02/2021 às 14h26min

Mostra dElas abre inscrições para oficinas

Programação cultural gratuita e online acontece na Semana da Mulher. Oficinas envolvem dança, fotografia, hip hop, audiovisual e artesanato

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

A Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura, que será realizada em São José do Rio Preto (SP) de forma online de 8 a 13 de março, abriu inscrições para as suas oficinas. Serão cinco atividades gratuitas, envolvendo dança, fotografia, hip hop, audiovisual e artesanato.

 

As oficinas têm vagas limitadas e as pessoas interessadas devem se inscrever preenchendo o formulário online disponibilizado no Instagram @mostra.delas, que também pode ser acessado diretamente pelo link http://bit.ly/InscricaoOficinasMostraDelas. O prazo vai até o dia 2 de março e a seleção será por ordem de inscrição.

  

Idealizada pela empreendedora criativa Carolina Capelli, a Mostra dElas é realizada com auxílio da Lei Aldir Blanc, através do Edital 06/2020 - Auxílio para Festivais de Culturas, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto. Com uma ficha técnica majoritariamente feminina, o evento tem como objetivo dar visibilidade às mulheres da cena cultural da cidade, produzindo reflexões sobre o feminino e o papel da mulher na arte.

 

A programação de oficinas tem início no dia 9 de março. A primeira a ser ministrada será a oficina "A dança como experiência", pela dançarina e atriz Andrea Capelli. A atividade será desenvolvida a partir da leitura e discussão do texto "Notas sobre a experiência e o saber de experiência", de Jorge Larrosa Bondía, publicado em 2002, na Revista Brasileira de Educação. "A proposição é que se possa dar ao movimento, à dança, outra possibilidade de exploração. Pensar o mover-se a partir do par experiência e sentido", diz ela.

 

No dia 10, acontece a oficina "Fotografia com celular para pequenos negócios", com Milena Aurea. "Espera-se que a partir dessa experiência ocorra uma ampliação do olhar fotográfico, para melhorar a fotografia de produtos, alavancando vendas e ajudando na divulgação de pequenos negócios."

 

A dançarina Carol Cof comanda a oficina de hip hop no dia 11. Segundo ela, a oficina busca explorar a prática das danças urbanas como linguagem da cultura hip hop, através de exercícios e técnicas baseadas na social dance, ou seja, dança de função e contexto social. "Essa dança é mais destinada à participação do que ao desempenho, e pode ser seguida com relativa facilidade."

 

No dia 12, tem a oficina "Edição de Vídeo (nível básico) no Adobe Premiere", com a videomaker Fernanda Barban, que além de abordar noções básicas de edição no software, dará dicas a partir de seus processos de edição, entre os quais, a edição do documentário "dElas", que será exibido dentro da programação da mostra.

 

Já no dia 13, acontece a oficina "Encontro Precioso", com Carol Damiá, empreendedora criativa. Ela ensinará a confeccionar a boneca Abayomi, feita com retalhos de tecidos, sem costura e sem cola, e que foi criada por Lena Martins, maranhense, artista e militante do Movimento de Mulheres Negras. "As bonecas, em seus nós e cores, carregam a função de instrumento de conscientização sobre as contribuições dos afro-brasileiros na arte popular. Várias gerações de mulheres passam adiante esse conhecimento que é símbolo de valores ancestrais como a troca e o respeito pelos ensinamentos dos que vieram antes de nós", pontua Damiá.

 

As oficinas serão ministradas pela plataforma Zoom e as pessoas participantes irão receber o link da sala virtual por e-mail para acessarem no dia e horário de cada atividade. A programação de ações formativas também contará com rodas de conversa virtuais transmitidas pelos canais da mostra no Facebook (@mostra.delas) e no YouTube (bit.ly/YouTubeMostraDelas2021), sem necessidade de inscrição antecipada. 

 

Além das ações formativas, a mostra envolverá apresentações artísticas transmitidas ao vivo pela internet contemplando várias modalidades culturais com protagonismo feminino. A programação completa do evento será divulgada em breve. 

 

 

SERVIÇO:
 

Mostra dElas: Semana de Mulheres na Cultura. De 8 a 13 de março de 2021. Fomento: Lei Aldir Blanc, através do Edital 06/2020 - Auxílio para Festivais de Culturas, lançado pela Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto. Inscrições para as oficinas: até 2 de março, pelo link http://bit.ly/InscricaoOficinasMostraDelas

 

Siga a Mostra dElas na internet: YouTube bit.ly/YouTubeMostraDelas2021 | Facebook e Instagram @mostra.delas

 

 

MOSTRA DELAS - PROGRAMAÇÃO DE OFICINAS

 

9 de março, terça-feira, 15 h

 

Oficina "A dança como experiência", com Andrea Capelli, bailarina e atriz

Atividade desenvolvida a partir da leitura e discussão do texto "Notas sobre a experiência e o saber de experiência", de Jorge Larrosa Bondía, publicado em 2002, na Revista Brasileira de Educação. A atividade partirá da palavra, que, para Bondía, "produz sentido, cria realidade e, às vezes, funciona como potente mecanismo de subjetivação".

20 vagas. 90 minutos. Livre.

Link para inscrições: http://bit.ly/InscricaoOficinasMostraDelas

 

10 de março, quarta- feira, 15h

 

Oficina "Fotografia com celular para pequenos negócios", com Milena Aurea, fotógrafa

Atividade voltada a pequenos empreendedores que desejam investir em redes sociais. Participantes terão contato com conhecimentos básicos de fotografia, aprendendo a utilizar recursos fotográficos de aparelhos celulares, aplicando técnicas de composição, de iluminação, de harmonia, dicas de produção e outras.

20 vagas. 90 minutos. Pessoas interessadas a partir dos 16 anos.

Link para inscrições: http://bit.ly/InscricaoOficinasMostraDelas

 

11 de março, quinta-feira, 15h

 

Oficina de Hip hop, com Carol Cof, dançarina

Oficina busca explorar a prática das danças urbanas como linguagem da cultura hip hop através de exercícios e técnicas baseadas na social dance, ou seja, danças de função e contexto social. Participantes exercitarão passos bases, sequência coreográfica e conceitos gestuais dessa vertente da dança.

20 vagas. 90 minutos. Pessoas interessadas a partir dos 14 anos.

Link para inscrições: http://bit.ly/InscricaoOficinasMostraDelas

 

12 de março, sexta- feira, 15h

 

Oficina "Edição de Vídeo (nível básico) no Adobe Premiere", com Fernanda Barban, videomaker

Participantes terão a experiência de começar a editar no software Adobe Premiere e receberão dicas a partir dos processos de edição da ministrante, entre os quais, o documentário dElas, produzido no âmbito da mostra.

20 vagas. 90 minutos. Pessoas interessadas a parti dos 12 anos.

Link para inscrições: http://bit.ly/InscricaoOficinasMostraDelas

 

13 de março, sábado, 15h

 

Oficina "Encontro Precioso", com Carol Damiá, empreendedora criativa

Durante a atividade, cada participante irá confeccionar uma boneca Abayomi. As abayomis são bonecas feitas com retalhos de tecidos, sem costura e sem cola. Foram desenvolvidas por Lena Martins, maranhense, artista e militante do Movimento de Mulheres Negras.

Materiais necessários: retalhos de tecido preto, retalhos de tecidos coloridos e  tesoura.

20 vagas. 90 minutos. Livre.

Link para inscrições: http://bit.ly/InscricaoOficinasMostraDelas


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »