AtaNews Publicidade 728x90
15/02/2021 às 10h02min - Atualizada em 15/02/2021 às 10h02min

Valerá a pena investir no Tesouro IPCA em 2021? Descubra agora!

Conheça mais sobre o Tesouro IPCA e saiba para quem esse investimento é mais indicado hoje em dia e como começar a investir nele.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Aos poucos a porcentagem de brasileiros investidores vai crescendo e modificando a mentalidade da população em geral acerca do que fazer com o dinheiro ganho todo mês e em como rentabilizar a renda. Por conta dessa tendência natural das sociedades, a demanda por maior conhecimento sobre investimentos também vai crescendo, assim como aumentam os números de oportunidades disponíveis no mercado.
 
Por isso, muitas pessoas passaram de uma simples poupança para outras aplicações mais rentáveis, como o Tesouro IPCA+, mesmo que seja no mesmo campo da renda fixa. Como a renda fixa ainda é a forma mais segura de investir, também acaba se tornando a mais popular.
 
Entretanto, se você quer saber se esse ano vale a pena aplicar seu dinheiro no Tesouro IPCA, é preciso observar alguns parâmetros.
 
Pensando que essa pode ser a dúvida de muitos brasileiros atualmente, preparamos esse artigo para te ajudar a sanar todas as suas dúvidas, confira a seguir.
 

O que é Tesouro IPCA, afinal?

Literalmente a sigla IPCA significa Índice de Preços ao Consumidor Amplo, mas ela é muito mais conhecida pelo nome de inflação. Como o próprio significado já diz, esse índice é usado para determinar qual a variação de preços de bens de consumo no Brasil.
 
Sendo assim, o Tesouro IPCA nada mais é do que uma categoria de investimento oferecida pelo Tesouro Direto.
 
Nesse caso,a categoria é composta pelo investimento em renda fixa e o rendimento está atrelado à variação da inflação. Ou seja, ao final da aplicação realizada, o investidor obterá seu rendimento após a ação de juros compostos.
 

Tipos de Tesouro IPCA

A categoria do Tesouro IPCA é composta por dois tipos de investimentos: Tesouro IPCA com juros semestrais e Tesouro IPCA+. Cada um possui algumas particularidades e é mais indicado para certas situações. Confira a diferença entre eles a seguir:
 
  • Tesouro IPCA com juros semestrais: nesse tipo, o investidor receberá seus rendimentos periodicamente de seis em seis meses após a primeira aplicação. Logicamente, ocorre um rendimento menor dos juros compostos e maior decréscimo de Imposto de Renda. Essa é uma boa opção para aqueles que necessitam desse dinheiro dentro de um período mais curto de tempo.
 
  • Tesouro IPCA+: já nesse tipo, o investidor recebe todos os rendimentos de uma só vez ao final da aplicação. O tempo de rentabilidade varia, podendo ser de curto (5 anos), médio (10 anos) ou longo prazo (20 anos). Ao escolher o Tesouro IPCA+ o rendimento com juros compostos é favorecido e a cobrança do Imposto de Renda vai diminuindo ao longo do tempo da aplicação.
 

Perfil de investidor indicado

Por ser de renda fixa, seja qual for o tipo do Tesouro IPCA escolhido, esse é um investimento mais voltado para quem apresenta um perfil conservador.
 
Normalmente, quem opta por essa aplicação não quer correr grandes riscos financeiros e preferem contar com um determinado rendimento lá na frente, mesmo que seja menor do o investimento em renda variável.
 
Atualmente, é considerado o investimento mais seguro do Brasil, pois conta com a proteção de pagamento garantida pelo Tesouro Nacional.
 
Ou seja, você só não recebe seus rendimentos caso o país quebre. Mesmo em períodos de crise econômica, você tem a garantia de que terá ganhos minimamente satisfatórios, acima da inflação.
 

Enfim, vale a pena investir no Tesouro IPCA em 2021?

Para quem ficou interessado e está se perguntando se esse investimento vale a pena para 2021, a resposta é: depende.
 
Depende do seu objetivo como investidor. Como já dissemos, o Tesouro IPCA faz parte do Tesouro Direto, uma aplicação conhecida por agradar novos e conservadores investidores.
 
Dessa forma, é um ótimo local para aplicar seu dinheiro visando formar uma reserva de emergência, por exemplo. Um grande aliado do Tesouro IPCA é a sua liquidez diária, que permite que seu dinheiro seja resgatado a qualquer momento sem maiores prejuízos ao seu patrimônio.
 
Além disso, também é uma opção interessante para quem quer se proteger da inflação e tem por objetivo uma aplicação de longo prazo.
 
Entretanto, caso você já tenha algum conhecimento sobre o funcionamento do mercado financeiro, essa talvez não seja uma boa escolha para você em 2021.

Hoje em dia existem boas opções com a mesma liquidez do Tesouro IPCA que se adequam melhor a outros perfis de investidores.
 
Assim, é possível perceber que o Tesouro IPCA é um bom investimento para 2021 dependendo do seu perfil de investidor e também do seu objetivo, claro.
 
Sem dúvidas, essa é uma boa opção para quem pensa a longo prazo, visto que o retorno é muito maior. Porém, se você já tiver sua reserva de emergência pronta e se interessa por uma rentabilidade maior, o Tesouro IPCA pode não sei para você.
 
Sendo assim, cabe a cada um avaliar a sua situação particular e decidir se esse investimento se encaixa ou não nos seus objetivos e expectativas financeiras.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »