AtaNews Publicidade 728x90
05/04/2018 às 11h45min - Atualizada em 05/04/2018 às 11h45min

Aproveita que é de graça! Dicas gratuitas da semana (04/04/2018)

CanalTech
Foto: Imagem Ilustrativa
E aí, animados para o mês de abril que está só começando? Ou a "overdose" de ovos de Páscoa ainda está rendendo efeitos no mínimo desagradáveis por aí?

Seja como for, sempre é tempo de dar uma relaxada curtindo o que a internet tem de legal para oferecer – e o melhor de tudo: sem "comer" o limite do cartão de crédito para isso. Confira a seleção da semana com as dicas gratuitas do Canaltech!

Clássicos do cinema nacional
Muita gente torce o nariz para as produções cinematográficas brasileiras, mas muito disso vem do desconhecimento de tudo o que o Brasil já produziu no universo da sétima arte. Afinal, o cinema nacional não é só Tropa de Elite e Central do Brasil, e muitas obras antigas são considerados verdadeiros clássicos cult brazucas.

O problema é que ter acesso a esse conteúdo old school é bastante difícil, em especial com a chegada da era digital, em que as pessoas não procuram mais as locadoras para curtir um filminho no final de semana, optando, cada vez mais, pelos serviços de streaming – que, em sua maioria, não trazem muitas obras clássicas nacionais em seu catálogo.

Mas, no que depender da Cinemateca Brasileira, esse cenário vai mudar. Filmes raros e considerados verdadeiros clássicos tupiniquins já podem ser assistidos gratuitamente no site do projeto, que também disponibiliza cartazes de filmes nacionais para visualização.



Por ali, podemos encontrar clássicos protagonizados por Grande Otelo, por exemplo, como Também Somos Irmãos, de 1949, que foi pioneiro no país ao abordar a discriminação racial. Conteúdos da extinta TV Tupi, incluindo telejornais e novelas, também fazem parte do acervo.

Que tal curtir uma literatura de cordel?
Também conhecida como "folheto", a literatura de cordel é um gênero popular escrito de forma ritmada, sendo levado às páginas impressas a partir de relatos orais do "povão", em sua maioria, nordestino. Alguns poemas contam com ilustrações em xilogravura, dando um peso artístico ainda maior às obras. E a Casa Rui Barbosa disponibiliza em seu site um acervo com mais de 2 mil obras da literatura de cordel.



Por ali, é possível conferir obras de pelo menos 21 cordelistas, com versões originais e variantes, tudo isso com domínio público e, portanto, sem restrição de direitos autorais. Já outras obras foram fornecidas pelos próprios autores ou por seus familiares, gentilmente. Também pode-se conferir a biografia dos autores, para conhecer ainda melhor esse gênero literário e seus artistas.

Histórias infantis em LIBRAS no YouTube
Apesar de a acessibilidade estar em voga no universo da tecnologia, crianças com deficiências auditivas, que dependem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para se comunicar e aprender, ainda sentem falta de entretenimento devidamente traduzido. E, colaborando para com a solução do problema, a professora Carolina Hessel, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, decidiu criar o canal Mãos Aventureiras no YouTube.



Ali, ela conta histórias infantis usando LIBRAS e, segundo a autora, esse é o primeiro canal do tipo aqui no Brasil.

Artes gráficas na palma da mão
Designers especializados em conteúdo para web precisam aprender técnicas específicas e estar em constante atualização de seus conhecimentos. Por conta disso, seu trabalho deve ser valorizado, e uma boa arte não é algo que sai barato.

Já se você está precisando de artes gráficas para seus projetos pessoais na internet, e não tem como contratar um profissional adequado, mas, ainda assim, quer fazer um bom trabalho por sua conta, o app Desygner é sua mão na roda.



São mais de 1 milhão de layouts de uso gratuito disponíveis diretamente pelo smartphone, sendo este um dos apps do tipo mais completos do momento. É possível criar peças publicitárias, logos, artes para redes sociais e banners de anúncios já nos tamanhos-padrão das principais plataformas (como YouTube, Facebook, Twitter e Instagram).

Para Android e iOS.

Cursos da Google para o mercado empresarial
Está abrindo um novo negócio, ou quer levar a sua empresa a um outro patamar, mas ainda não sabe exatamente como começar? A Google te ajuda! O Google Prime, disponível para Android e iOS, é uma ferramenta educativa com foco no mercado empresarial.



Ali, são oferecidos cursos úteis, como, por exemplo, sobre como construir sua marca, além de aulas de planejamento, vendas, marketing, redes sociais, anúncios e criação de websites. Cada aula tem no máximo cinco minutos de duração, com o conteúdo "mastigado" para facilitar o aprendizado. Todo o conteúdo é dividido em categorias para facilitar a busca, incluindo Negócios, Métricas, Marketing e Conteúdo.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »