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27/11/2020 às 09h24min - Atualizada em 27/11/2020 às 09h24min

Black Friday: Confira algumas dicas de segurança para não sofrer golpes em compras online

Não clicar em links desconhecidos e buscar pela empresa no Procon-SP estão entre as dicas do Delegado Titular da unidade especializada em violação de eletrônicos e redes de dados

SSP
Foto: Governo do Estado de São Paulo
Nesta sexta-feira (27) acontece em todo território nacional o evento comercial da Black Friday, quando lojas de diferentes segmentos oferecem produtos por preços promocionais. Neste ano, devido à pandemia e às restrições das Autoridades de Saúde, que priorizam o bem-estar e a saúde da a população, é recomendável que as compras fiquem concentradas na internet.

Pensando nisso, o Delegado Titular Dr. Carlos Henrique Ruiz, da 3ª Delegacia de Polícia sobre Violação de Dispositivos Eletrônicos e Redes de Dados, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), destacou uma série de dicas para que os consumidores realizem suas compras com segurança e não sejam vítimas de golpes financeiros.

Confira as dicas de segurança para compras online:

1 - Cuidado ao abrir e-mails ou mensagens de promoções enviadas por redes sociais e SMS. Esses conteúdos podem conter softwares maliciosos que capturam as informações do seu dispositivo eletrônico, como dados bancários e senhas. Verifique o produto direto pelo site oficial da loja.

2 -  Tenha atenção aos descontos exagerados, pois valores muito abaixo do praticado podem ser golpes. Pesquise em outras lojas e avalie se há coerência no preço apresentado. “Evite abrir mensagens de desconhecidos e desconfie de promoções e preços fora da realidade de mercado”, reforça Ruiz.

3 – Consulte a reputação da loja selecionada para sua compra junto aos órgãos de proteção aos direitos dos consumidores, como o Procon-SP. Essas instituições costumam organizar listas apresentando empresas que possuem históricos de fraude. Além disso, verifique opiniões sobre a loja nos buscadores e portais de reclamações.

4- É importante que o consumidor também se atente à forma como os textos são redigidos nos anúncios. Empresas oficiais priorizam a boa comunicação com o público, por isso apresentam conteúdos revisados gramaticalmente e de acordo com as normas gerais da língua.


Caiu em um golpe? E agora?

O delegado alerta sobre a importância do registro de boletim de ocorrência para que o caso possa ser devidamente investigado e o autor do crime identificado e preso. Os BOs podem ser realizados através da Delegacia Eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br) ou em uma unidade territorial.

“Todos os documentos relativos à transação podem ajudar na comprovação dos fatos. Recibos, anúncios, e-mails de confirmação de compra, mensagens e demais comunicações entre vendedor e comprador. Em geral, esses casos configuram-se no crime de estelionato (Art 171 C.Penal), que prevê de um a cinco anos de prisão.”, explica Ruiz.
 
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