AtaNews Publicidade 728x90
02/04/2018 às 14h37min - Atualizada em 02/04/2018 às 14h37min

Cuidado natural: 10 plantas medicinais para cultivar em casa

Vá além da beleza e opte por espécies funcionais. Aquelas listadas a seguir possuem propriedades medicinais capazes de ajudar na digestão, de aliviar dores e até de combater a depressão

Casa e Jardim
Foto: Iara Venanzi
1. Capim-limão
Com propriedades analgésicas e antirreumáticas, é uma planta muito usada para aliviar espasmos e dores musculares ou para tratar problemas gastrointestinais. Com poder calmante, ela é considerada um sedativo natural leve. Seu óleo essencial ajuda a combater a depressão, o estresse e as tensões do corpo. 

2. Camomila
A espécie, que tem perfume suave e flores delicadas, é boa para tratar acnes e para prevenir assaduras em crianças. Quando utilizada em compressas, ela ajuda a aliviar queimaduras leves e a tratar varizes. A planta ainda contribui para a regularização da menstruação e ameniza cólicas.

3. Alho
Rico em fósforo, ferro e vitaminas A, B e C, ele atua como antisséptico e expectorante e, de quebra, ainda é capaz de aumentar a imunidade, reduzir o colesterol e aliviar problemas circulatórios. Sua presença na horta também ajuda a combater o surgimento de pulgões e lagartas.

4. Babosa
Muito usada no combate à caspa, aos piolhos e à queda de cabelos, ela conta com função antisséptica e contribui para a multiplicação celular, ajudando a cicatrizar feridas. Há testes científicos sobre seus efeitos no tratamento de inflamações e queimaduras. 

5. Carqueja
Possui uma lista de benefícios bastante extensa: tem ação antioxidante, melhora a circulação sanguínea, é anti-inflamatória, diminui os níveis de colesterol no organismo, previne úlceras e tem efeito analgésico. Também pode ser uma grande aliada da dieta, graças a seus efeitos diurético e termogênico.

plantas-remédios-naturais-horta-em-casa.jpg (Foto: Iara Venanzi/Editora Globo)

plantas-remédios-naturais-horta-em-casa.jpg (Foto: Iara Venanzi/Editora Globo)



6. Tomilho
Além de acentuar o sabor de carnes e peixes, a erva tem poder antisséptico e efeito expectorante, ajudando a aliviar sintomas de tosse e bronquites. Também colabora no combate à acne e às infecções causadas por fungos. No jardim, atua como repelente natural de pulgas e percevejos. 

7. Coentro
Muito usado na culinária, ele apresenta diversas propriedades medicinais: facilita a digestão, alivia as cólicas estomacais e é indicado para controlar a ansiedade. Na horta, ainda ajuda a impedir o aparecimento de ácaros e pulgões.

8. Alecrim
Seus princípios ativos ajudam no combate a enxaquecas, baixa de imunidade e lapsos de memória, além de diminuir dores reumáticas e articulares. Ele também auxilia no combate à depressão ao inibir a degradação de neurotransmissores responsáveis pela sensação de bem-estar. Quando utilizado em compressas, seus óleos essenciais aliviam contusões e hematomas.

9. Hortelã
Utilizada desde a antiguidade para reduzir enjoos, enxaquecas e dores abdominais, é uma ótima fonte de cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B e C. Além de apresentar propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e expectorantes, também tem efeito repelente contra ratos, formigas e insetos.

10. Boldo-do-chile
Bastante conhecido na medicina popular por facilitar a digestão e tratar problemas no fígado, no intestino e na vesícula. Além de ter poder antiinflamatório, ele também ajuda a reduzir a insônia, o reumatismo, a cistite, a prisão de ventre e as dores de ouvido. Seu banho de cheiro pode ajudar quem está estressado, triste ou deprimido.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »