AtaNews Publicidade 728x90
21/10/2020 às 14h37min - Atualizada em 21/10/2020 às 14h37min

Encerrando temporada online, Varanda Teatro homenageia Monte Aprazível e Holambra

Grupo rio-pretense leva teatro lambe-lambe para o Instagram neste sábado e domingo (24 e 25/10) e seus integrantes batem um papo com artistas das cidades homenageadas

Graziela Delalibera
Assessoria de Imprensa
Foto: Auri Fotografia

Encerrando a temporada de apresentações ao vivo e online do espetáculo [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe, o grupo rio-pretense Varanda Teatro homenageia neste fim de semana as cidades de Monte Aprazível, no sábado (24/10), e Holambra, no domingo (25/10). A programação envolve a realização de quatro lives com sessões do [Histórias encaixotadas] em seu perfil no Instagram (@varandateatro). Além disso, os integrantes do grupo batem um papo com artistas que moram nesses municípios, sobre as manifestações culturais locais.
 

As lives acontecem sempre às 10h e às 18h. No sábado, o convidado de Monte Aprazível é o professor Elieser Justino, doutor em Ciências da Educação e secretário municipal de Cultura. No domingo, o grupo bate um papo com Antônio Carlos Théko, diretor da Cia. Galhofeiros, de Holambra.
 

As lives são transmitidas da sede da Varanda e homenageiam as cidades que receberiam o espetáculo de forma presencial se não fosse a pandemia do novo coronavírus. Até 25 de outubro, o grupo terá realizado 12 lives, homenageando seis cidades paulistas dentro da circulação online, que é viabilizada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), da  Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado. As cidades já homenageadas são Cananeia, Lutécia, Sales Oliveira e Boraceia. Também faz parte do projeto do grupo contemplado pelo ProAC o curso online e gratuito "Multiplica Teatro Lambe-lambe", com início em 8 de outubro.
 

O espetáculo "[Histórias encaixotadas]" é composto por quatro mini-espetáculos inspirados em obras de grandes artistas plásticos. O grupo apresenta releituras em miniatura e cria movimentos para obras dos seguintes artistas plásticos: o brasileiro Goeldi (1895-1961), o belga René Magritte (1898-1967), o espanhol Pablo Picasso (1881-1973) e a brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973).
 

No projeto, o grupo também está disponibilizando dois workshops, em formato de vídeo tutorial, no canal do YouTube do Varanda (www.bit.ly/YouTubeVarandaTeatro), em que os artistas ensinam a construção de mini-espetáculos de teatro de papel e de teatro lambe-lambe de sombras a partir de materiais simples e reaproveitáveis.

 

 

SERVIÇO:

Circulação online [Histórias encaixotadas] Teatro lambe-lambe

Realização: Varanda Teatro, com apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC), de 10 a 25 de outubro de 2020. Gratuito.

Saiba mais: Facebook @varandateatro | Instagram @varandateatro | YouTube www.bit.ly/YouTubeVarandaTeatro

 

Sinopse:

Composto por quatro caixas cênicas, [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe apresenta releituras em miniatura e cria movimentos para obras dos seguintes artistas plásticos: o brasileiro Goeldi (1895-1961), o belga René Magritte (1898-1967), o espanhol Pablo Picasso (1881-1973) e a brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973). As caixas são: [Guerra], com Guilherme Hernandes, inspirada em "Guernica"; [Tupi or not Tupi?], com João Darte, inspirada no quadro "Abaporu"; [Apenas um ladrão], com Fernanda Missiaggia, na xilogravura "O Ladrão", e [O vôo da alma], com Laura Barbeiro, na tela "O Terapeuta".

 

PROGRAMAÇÃO DAS LIVES

 

24 de outubro

10h e 18h, live no Instagram @varandateatro:

Apresentação ao vivo do conjunto de mini-espetáculos de teatro lambe-lambe [Histórias encaixotadas]. A live homenageará a cidade de Monte Aprazível, que receberia o projeto de forma presencial se não fosse a pandemia, e também contará com a participação especial do professor Elieser Justino, doutor em Ciências da Educação e secretário municipal de Cultura, em um bate papo sobre as manifestações culturais locais.

 

25 de outubro

10h e 18h, live no Instagram @varandateatro:

Apresentação ao vivo do conjunto de mini-espetáculos de teatro lambe-lambe [Histórias encaixotadas]. A live homenageará a cidade de Holambra, que receberia o projeto de forma presencial se não fosse a pandemia, e também contará com a participação especial de Antônio Carlos Théko, diretor da Cia. Galhofeiros, em um bate papo sobre as manifestações culturais locais.

 

A partir de 12 de outubro - Disponibilização no YouTube: www.bit.ly/YouTubeVarandaTeatro

 

Workshop Teatro de Papel (vídeo tutorial)

Público alvo: Toda a família, sempre na presença de um adulto.

Conteúdo: Tutorial para construção de um miniteatro de papel, utilizando caixa de sapato, vareta/arame, papel, tesoura, cola e lápis de cor.

 

Workshop Teatro de Sombras Lambe-Lambe (vídeo tutorial)

Público alvo: Toda a família, sempre na presença de um adulto.

 

Conteúdo: Tutorial para construção de um teatro de sombras na linguagem do teatro lambe-lambe, onde se espia por uma abertura em uma caixa e se acompanha a história em miniatura. Necessários materiais como uma caixa de papelão, papel de embalagens, papel cartão ou papelões finos, vareta ou arame, tesoura, estilete, cola quente ou fita adesiva, papéis coloridos ou retalhos de tecidos para revestir a caixa de papelão e um celular com lanterna ou fonte de luz com bateria. 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »