AtaNews Publicidade 728x90
17/09/2020 às 11h12min - Atualizada em 17/09/2020 às 11h12min

Grupo Varanda Teatro abre inscrições para curso online e gratuito de teatro lambe-lambe

Artistas de teatro residentes no Estado de São Paulo podem se inscrever a partir desta sexta-feira (18/9) para processo seletivo para atividade que busca criar multiplicadores dessa arte popular para atuarem na pós-pandemia

Assessoria de Imprensa
Ministrante Laura Barbeiro. ( Foto: Divulgação)

Artistas de teatro residentes no Estado de São Paulo podem se inscrever a partir desta sexta-feira (18/9) no processo seletivo para o curso online e gratuito "Multiplica Teatro Lambe-lambe", que será promovido de 8 de outubro a 1 de dezembro de 2020, ao vivo, por meio da plataforma zoom, pelo grupo Varanda Teatro, de São José do Rio Preto (SP).

 

Completando 10 anos de trajetória em 2020, o grupo pesquisa o teatro de formas animadas, em especial as máscaras teatrais e o teatro lambe-lambe, e, por meio da atividade, busca fortalecer a rede de lambelambeiros em solo paulista, criando multiplicadores dessa arte popular brasileira para atuarem na pós-pandemia. O teatro lambe-lambe envolve espetáculos de curtíssima duração apresentados dentro de uma caixa cênica, assistidos por uma ou duas pessoas por vez. Essa vertente popular do teatro de formas animadas foi criada há 31 anos pelas bonequeiras e arte-educadoras Denise Di Santos, baiana, e Ismine Lima, cearense.

 

O prazo de inscrições para o curso "Multiplica Teatro Lambe-lambe" vai até às 18 horas do dia 30 de setembro. O resultado com os nomes dos selecionados será divulgado no dia 1º de setembro, nas redes sociais da Varanda Teatro (Facebook @varandateatro e Instagram @varandateatro). As vagas são limitadas e serão reservadas no mínimo uma vaga para pessoas trans, uma para pessoas negras e uma para pessoas indígenas. A iniciativa acontece através do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo).

 

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas, exclusivamente, por meio de formulário online pelo link http://bit.ly/InscriçõesCursoMultiplica, que ficará disponível nas redes sociais do Varanda. No formulário, estão disponíveis o regulamento completo e as demais instruções para a inscrição.

 

O curso terá duração total de 25 horas divididas em oito módulos, passando pelos seguintes temas: introdução ao teatro lambe-lambe; roteiro lambe-lambe; construção de bonecos em miniatura; manipulação de bonecos em miniatura; cenografia; sonoplastia e iluminação em led para teatro lambe-lambe. No último módulo, os participantes irão ensaiar seus mini-espetáculos para a realização da Mostra Virtual de Compartilhamento, a ser disponibilizada no canal da Varanda Teatro no Youtube (https://bit.ly/YouTubeVarandaTeatro) ao final do curso. As aulas acontecerão todas as terças e quintas-feiras, a partir das 19 horas.

 

Além dos encontros, os alunos serão acompanhados por tutores através do aplicativo WhatsApp durante as atividades práticas que desenvolverão individualmente. Também serão disponibilizados vídeos exclusivos como material de apoio, abordando os temas discutidos durante as aulas online.

 

Os requisitos obrigatórios para participação no processo seletivo são: ser artista com no mínimo uma experiência prévia em teatro; residir no Estado de São Paulo; ter no mínimo 16 anos de idade na data de início do curso e ter disponibilidade para realizar as atividades extras, individuais, entre uma aula e outra, respeitando os prazos acordados, além de disponibilidade para os encontros virtuais.

 

A seleção será através da análise de currículo e comprovação de atuação, tendo como critérios de avaliação a relevância, trajetória e qualidade dos trabalhos artísticos desenvolvidos anteriormente. Os ministrantes do curso são os lambelambeiros Fernanda Missiaggia, Gabriela Céspedes, Guilherme Hernandes, João Darte, Laura Barbeiro e Weslley Luar.

 

O projeto da Varanda contemplado pelo ProAC envolve ainda a realização de dois workshops a serem disponibilizados no canal da companhia no YouTube, sobre teatro lambe-lambe de sombras e teatro de papel, e a realização de apresentações virtuais do espetáculo [Histórias encaixotadas] Teatro Lambe-lambe, por meio de lives no Instagram. A programação completa será divulgada em breve.

 

Por dentro da caixa
 

O universo em miniatura do teatro lambe-lambe é composto por iluminação, sonoplastia, cenário e personagens, interpretados por bonecos, objetos, sombras ou papel. O artista manipula esses elementos através de furos nas laterais da caixa. Enquanto isso, o espectador espia por um buraco e tem o auxílio de fones de ouvido e um tocador de MP3 para acompanhar a história. 

 

Neste mês, a Varanda também está compartilhando o processo de construção e montagem das quatro caixas que compõem o espetáculo "[Histórias encaixotadas]" Teatro Lambe-lambe, inspirado em obras de grandes artistas plásticos. A ação acontece por meio de uma série de bate-papos no formato de lives no Instagram, intitulada "Por dentro da caixa".

 

A terceira live da série acontece neste sábado (19/9), 18h, com a lambelambeira Fernanda Missiaggia mostrando o processo de criação da caixa "Apenas um ladrão". A xilogravura "O Ladrão", do brasileiro Oswaldo Goeldi (1895-1961), inspira a história dentro da caixa. A história mostra a visão do ladrão após cometer seu roubo, ainda esbaforido, seguindo sua fuga com pressa. Às vezes aquilo que foi roubado pode te roubar algo também.

 

A próxima live será no dia 26 de setembro, com a caixeira Laura Barbeiro, abrindo a caixa "O voo da alma", baseada na tela "O Terapeuta", do artista belga René Magritte (1898-1967). A série acontece através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto.
 

SERVIÇO:

Curso online gratuito "Multiplica Teatro Lambe-lambe"

Inscrições: 18 a 30 de setembro de 2020, por meio de formulário online Público-alvo: artistas com no mínimo uma experiência prévia em teatro residentes no Estado de São Paulo a partir dos 16 anos 

Formulário de inscrição e regulamento: pelo link http://bit.ly/InscriçõesCursoMultiplica (disponível no perfil @varandateatro no Facebook e Instagram)

Realização: Varanda Teatro, através do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo)

 

Bate-papo "Por dentro da caixa apenas um ladrão"

Com Fernanda Missiaggia

Quando: 19 de setembro, sábado, 18h

Onde: perfil @varandateatro no Instagram

Realização: Varanda Teatro, através do Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto

 
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »