04/09/2020 às 16h36min - Atualizada em 04/09/2020 às 16h36min

Como cuidar do cabelo?

Nosso cabelo diz muito sobre nós. Que tal aprender a cuidar dos fios com alimentação, lavagem e hidratação? Vamos lá!

Unimed
Fonte: SBD, Sociedade do Cabelo
Você sente que seu cabelo cai muito ou que perdeu o brilho? Fica em dúvida sobre como cuidar da saúde dos cabelos da melhor forma? Reunimos aqui alguns hábitos importantes para o fortalecimento dos fios:

Queda de cabelo: como lidar?



A queda de cabelo acontece quando caem mais fios por dia do que o comum e pode ser um indicativo de outros problemas. Vamos entender melhor.

As causas da queda de cabelo estão em três principais grupos:

- Hereditária: é o que chamamos popularmente de calvície. O volume de cabelo vai se tornando mais ralo
- Metabólica: geralmente causada por estresse, desequilíbrio nutricional e/ou doenças metabólicas
- Hormonal: é resultante de doenças na tireoide, ovários, suprarrenal, hipófise e/ou testículos

O mais comum é que as pessoas percam entre 100 e 200 fios de cabelo por dia. Se você sente que está perdendo mais cabelo do que costumava, o ideal é procurar um médico para investigar a causa e iniciar um tratamento adequado.

Vale ficar de olho: às vezes, o cabelo não está caindo, mas quebrando. A quebra, diferente da queda, é resultado de um cabelo danificado. Sobre isso, vale ver os próximos tópicos!

Vitaminas e alimentos bons para o cabelo



Nosso organismo não produz a maioria das vitaminas, por isso, precisamos obtê-las por meio de nossa alimentação. Quando o assunto é cabelo, essas são as principais vitaminas a serem ingeridas:

- Vitaminas do complexo B: são as mais importantes para a saúde dos cabelos. Estão divididas entre B1, B2, B12 e outras. Alguns alimentos em que elas estão presentes são leite, ovos, carne, banana, cogumelos e espinafre
- Vitamina A: é parte integrante da nossa pele e cabelos. Alimentos ricos em vitamina A são frutas e vegetais alaranjados como cenoura, mamão e tomate
- Vitamina C: aumenta a absorção de ferro, nutriente fundamental para fios de cabelo fortes. Ela pode ser encontrada em frutas cítricas, como laranja e limão, e verduras escuras, como a couve e a rúcula
- Vitamina E: ajuda a proteger as células do nosso corpo. Os alimentos ricos em vitamina E são nozes, amêndoa, óleos vegetais, aveia e abacate
 
Cuidados importantes com os cabelos



Existem alguns cuidados que valem para todos os tipos de cabelo! São eles:

- Evitar água muito quente na lavagem
- Fugir do excesso de sol, que também pode prejudicar os fios
-Encontrar produtos que sejam adequados ao seu tipo de cabelo
- Cuidar da alimentação e garantir as vitaminas necessárias
- Tomar cuidado com receitas caseiras. O ideal é escolher produtos testados dermatologicamente
- Beber água! A hidratação é importante para o fio
- Antes de usar secador e/ou chapinha, aplicar um protetor térmico, produto que evita que os fios sejam danificados pelo calor dos equipamentos


Por outro lado, alguns cuidados são específicos para cada tipo, veja:

Cabelos lisos e ondulados podem ser mais oleosos e sujeitos a caspas por conta da estrutura do fio. A dica é lavar em dias alternados, sempre dando preferência aos shampoos e condicionadores próprios para o tipo de cabelo.

Cabelos cacheados e crespos tendem a ser mais ressecados porque as curvas dificultam a passagem do óleo natural da raiz para todo o fio. A umectação - aplicação de óleos vegetais nos fios – pode ser feita uma e duas vezes por semana para manter os cabelos nutridos!
 
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