AtaNews Publicidade 728x90
04/09/2020 às 11h09min - Atualizada em 04/09/2020 às 11h09min

União Europeia prevê distribuição de vacina de Oxford a partir de novembro

Pesquisa tem previsão de resultados definitivos só ao fim do primeiro semestre de 2021, mas utilização pode ser antecipada com base em dados preliminares

Olhar Digital
Todas as previsões apontam para uma vacina contra Covid-19 que pode começar a ser distribuída ainda neste ano. Depois dos EUA alertarem estarem estados para que estejam prontos para campanhas de vacinação entre outubro e novembro, agora é a vez da União Europeia prometer distribuição da vacina desenvolvida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford a partir de novembro.

Segundo a agência de notícias Ansa, a Comissão Europeia prevê doses para distribuição pelo continente em menos de três meses, mesmo que os experimentos clínicos e os resultados definitivos só estejam programados para serem entregues em junho de 2021. A vacinação seria feita com base em resultados nos resultados preliminares acumulados até novembro.

A União Europeia já tem um acordo assinado desde agosto para ter acesso a 300 milhões de doses da vacina. O acerto também prevê a opção de aquisição de mais 100 milhões de doses se as autoridades julgarem interessante.

A Europa tem o objetivo de garantir o acesso universal à vacina, mas deve ter alguns problemas para isso em um primeiro momento. As 400 milhões de doses negociadas devem ser suficientes para vacinar 200 milhões de pessoas, considerando que a vacina de Oxford precisa de duas doses. É pouco menos de 40% da população do bloco.

A vacina de Oxford é uma que está mais avançada não apenas nos testes, mas também nos acordos de distribuição. Já há acertos fechados para entregas para os Estados Unidos e para o Brasil, que reservou até 100 milhões de doses. A vacina também é parte do programa Covax, que visa distribuir vacinas para mercados subdesenvolvidos, para tentar evitar a competição pelo produto. Para acelerar a entrega, a AstraZeneca assumiu o risco e começou a produzir as doses muito antes dos resultados definitivos.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »