AtaNews Publicidade 728x90
19/08/2020 às 14h59min - Atualizada em 19/08/2020 às 14h59min

Investir na saúde no trabalho é uma das estratégias mais promissoras para empresas

A empresa que investe na saúde no trabalho retém talentos, alcança maior produtividade e melhor relacionamento entre funcionários. Saiba mais!

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
No mundo corporativo, cada vez mais empresas estão percebendo que promover a saúde no trabalho traz benefícios, tanto para a companhia, quanto para seu colaborador. Levando em consideração que, na maior parte do dia, estamos trabalhando, é essencial pensar na saúde no trabalho.

O que fazemos, como fazemos, como nos alimentamos e a postura corporal dentro do expediente pode influenciar na saúde. As empresas que não levam em consideração a saúde de sua equipe, de modo preventivo, acabam lidando com mais faltas e licenças médicas, além de colaboradores descontentes com o ambiente de trabalho.

A importância de pensar na saúde dos colaboradores

Ter políticas que promovem a saúde no trabalho mostra para a equipe que a empresa está preocupada com o bem estar coletivo. Demonstra preocupação além do âmbito profissional, mostrando interesse em seus colaboradores a nível humano.

A grande verdade é que, quando o bem-estar do colaborador é uma prioridade, ele trabalha com mais satisfação, aumentando sua produtividade. Diversos fatores psicológicos e físicos do ambiente corporativo estão relacionados a várias doenças.

Atualmente, existem normas e regras a serem seguidas pelas empresas para garantir a saúde e integridade do funcionário. Ao promover a saúde no trabalho, as empresas estão cada vez mais notando resultados satisfatórios, no quesito produtividade e no quesito lucratividade.

A equipe tem a tendência de apresentar melhor desempenho ao se sentir amparado pela empresa em que trabalha, construindo o sentimento de pertencimento.

Esse sentimento influencia positivamente em suas relações interpessoais dentro do ambiente de trabalho, bem como trazer motivação para exercer o cargo.

Isso influencia positivamente também na credibilidade da empresa, pois tem uma equipe que se sente acolhida e valorizada, fazendo com que tenham opiniões positivas sobre a empresa, além de se tornar mais atraente para novos talentos.

Dicas para promover a saúde no trabalho

1. Preocupe-se com a postura nos postos de trabalho

A postura errada durante o trabalho, e todas as atividades do dia a dia, pode acarretar uma série de problemas físicos. Um deles é a dor na coluna, muito comum em cargos em que o colaborador fica o dia todo no computador.

Ficar muito tempo sentado na posição errada, pode causar e acentuar problemas na estrutura óssea. As medidas preventivas para estes problemas são diversas. Primeiro, equipar a empresa com móveis ergonômicos, com conforto e que incentivam a ficar na postura correta.

Além disso, incentivar pausas para alongamento durante o dia, promover ginástica laboral e alertar a equipe sobre a postura correta para realizar tarefas corriqueiras, principalmente para quem passa muito tempo ao computador.

2. Contribua com a boa alimentação

O descuido com a nutrição pode causar muitas doenças, por conta da falta ou excesso de nutrientes, trazendo problemas de saúde. A empresa pode adotar medidas para promover a alimentação saudável, desde oferecendo comida no local ou fornecendo vale refeição.

Assim, o colaborador terá acesso fácil à comida de qualidade. Outras ações como o convênio com produtores locais para fazer entregas na empresa, disponibilização de lanches mais saudáveis pode ser aplicado no dia a dia da empresa com esse fim.

3. Ofereça plano de saúde

O plano de saúde é um benefício que faz muita diferença na vida do colaborador. Com um acesso facilitado a consultas e exames, é mais provável que cuide da saúde de forma preventiva, facilitando tratamentos ou diagnosticando problemas de forma adiantada.

Além disso, se o plano de saúde empresarial incluir os dependentes do colaborador, faz com que ele valorize mais sua empresa e estar segurado caso haja algum problema de saúde, necessitar de algum procedimento ou ocorrer alguma emergência.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »