AtaNews Publicidade 728x90
12/08/2020 às 14h28min - Atualizada em 12/08/2020 às 14h28min

Inscrições para ingressar na Universidade de Coimbra com a nota do Enem estão abertas

Desde 2014, a instituição portuguesa aceita o ingresso de brasileiros através do Enem

Educa + Brasil
Foto: Divulgação

Universidade de Coimbra (UC), uma das instituições de ensino superior mais conceituadas do mundo, está com inscrições abertas para brasileiros que desejam ingressar em um curso de graduação através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Segundo o cronograma disponibilizado no site da universidade, a terceira fase do processo seletivo referente a 2020/2021 se encerra em 20 de agosto.

Para participar, o estudante precisa ter concluído o ensino médio, não ter nacionalidade portuguesa e ou de algum estado membro da União Europeia. São aceitas as notas do Enem atual, mas como o Enem 2020 ainda não aconteceu, é possível se candidatar com a nota do exame de até três anos anteriores (2019, 2018 e 2017). Estão sendo ofertadas vagas para cursos de Arqueologia, Ciências da Informação, Jornalismo e Comunicação, Direito, Biologia e outros.

Como se candidatar na UC com o Enem?

A inscrição na UC com a nota do Enem deve ser feita de forma on-line, na plataforma da instituição, preenchendo o formulário. No final da inscrição será pedido que seja efetuado o pagamento referente à taxa de candidatura. Os resultados serão divulgados no dia 27 de agosto e os selecionados devem realizar a matrícula e inscrição entre os dias 28 de agosto a 11 de setembro. 

A UC é uma universidade pública, no entanto, diferente do Brasil, os estudos não são gratuitos e os estudantes pagam mensalidades ou anuidades para frequentar os cursos. Por isso, é importante conferir informações de valores do curso de interesse e as formas de pagamentos, antes mesmo de se inscrever para vaga.

A escala de classificação portuguesa é de 0-200, já a adotada pelo Enem é a de 0-1000, para chegar à pontuação exigida em Portugal é necessário dividir a nota geral obtida no Enem por cinco. A nota de corte, ou seja, a nota mínima para candidatura nos cursos deve ser consultada no site da universidade.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »