AtaNews Publicidade 728x90
23/07/2020 às 09h59min - Atualizada em 23/07/2020 às 09h59min

Irmãos que começaram na Escolinha de Vôlei da Prefeitura de Birigui irão jogar na Europa

Tiago Lotto
Assessoria de Imprensa
Foto: Tiago Lotto
Os irmãos biriguienses Leonardo e Victor, ambos ponteiros profissionais de vôlei, irão jogar na Europa. O sonho de ser contratado por um time internacional começou na escolinha de vôlei da Prefeitura de Birigui.

Leonardo Almeida Cardoso, 23 anos, conhecido como Léo Birigui, vai jogar na primeira divisão da Espanha, no Voley Textil Santanderina, time de Cabezón de la Sal (Cantabria).

O irmão Victor Alexsander Almeida Cardoso, de 21 anos, ou Victor Biriguizinho, vai jogar na primeira divisão da Itália, no time Vibo Valentia, mesmo nome da província Vibo Valentia, que fica na região da Calábria.

Os irmãos ainda estão em Birigui, porém Victor Biriguizinho parte terça-feira, 28 de julho, para a Itália. Já o irmão Léo Birigui vai em agosto, em data que será agendada nos próximos dias.

Depois de deixar Birigui, atuar no Sesi SP, no Araucária, no Santo André (onde foi campeão paulista), no Atibaia, Rio AABB e no Anápolis (Goiás), Léo vai deixar o Brasil e seguir carreira na Espanha.

“É a realização de um sonho jogar no exterior. Quando eu era criança todos os meninos brincavam com uma bola de futebol. Eu e meus irmãos brincávamos com uma bola de vôlei”, comentou Léo.

O vôlei na vida dos irmãos tem total influência do pai, que é ex-jogador e professor de vôlei da escolinha da Prefeitura de Birigui.

“Da brincadeira em casa para os treinos na prefeitura. Da escolinha da Prefeitura de Birigui para o Sesi. Do Sesi para outros times e, agora, para a Europa. É uma mistura de medo (por deixar os filhos mudarem para outros países) com alegria (pela contratação de times do exterior)”, comentou o pai dos atletas, técnico Gilmar Ferreira Cardoso.

Já o ponteiro Victor deixou Birigui, atuou pelo Sesi, pelo AVP do Mato Grosso do Sul, pelo Vôlei Itapetininga e retornou ao Sesi, onde disputou a temporada 2019/20  pelo time profissional.

“Meus irmãos e meu pai foram meus exemplos no vôlei. Acredito que sem eles esse sonho não seria possível”, disse Biriguizinho, que irá enfrentar os ponteiros brasileiros Lucareli e Leal, que jogam na liga italiana.



SELEÇÕES

Léo Birigui busca sua primeira convocação para a seleção brasileira principal de vôlei. O ponteiro já defendeu o Brasil nas seleções Infantil e Infanto, quando teve a oportunidade de conhecer a Argentina, a Itália, a Polônia e a Rússia.

Victor Biriguizinho já foi convocado para a seleção brasileira adulto. Antes, porém, também serviu as categorias de base da modalidade.

O atleta conquistou medalha de prata no Campeonato Sul-Americano Sub-19 de 2016, no Peru, e foi campeão da Copa Pan-Americana Sub-21 de 2017, no Canadá. Foi, ainda, semifinalista no Campeonato Mundial Juvenil de 2017 na República Tcheca.

Também em 2017, na Copa Pan-Americana Juvenil, no Canadá, sagrou-se campeão e foi eleito o melhor jogador da competição.



MENSAGEM

Para os atletas que estão começando na Escolinha de Vôlei da Prefeitura de Birigui, os atletas deixaram a mesma mensagem, de não desistir de seus sonhos e lutar por um espaço na modalidade.

Os irmãos lembraram que outros atletas conhecidos nacionalmente no vôlei também iniciaram na Escolinha de Vôlei da Prefeitura de Birigui: Renan Ribeiro, Renata Colombo, Isabela Paquiardi e Maicon Oliveira.

Os citados ainda jogam profissionalmente e vários já atuaram por times da Europa. Todos eles foram treinados pelo professor Gilmar, técnico da Prefeitura de Birigui há 27 anos.






Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »