AtaNews Publicidade 728x90
10/07/2020 às 15h08min - Atualizada em 10/07/2020 às 15h08min

É possível investir em ações de marcas brasileiras?

BOLSA DE VALORES

Lucas Silva
Assessoria de Imprensa
Diversas empresas brasileiras possuem capital aberto e suas ações são negociadas na Bolsa de Valores brasileira e também no exterior. Quer ter uma ideia de quais são as ações mais baratas e como começar a investir em ações? Leia este artigo até o fim. Aqui, vamos falar sobre as principais ações de empresas brasileiras no mercado.

O investimento em ações atraem investidores que visam ter uma rentabilidade maior do que os investimentos em renda fixa. Apostar em ações é uma forma de tentar aproveitar sua alta liquidez e rentabilidade. Para investir neste mercado, é preciso conhecer bem as empresas listadas na B3 (Bolsa de Valores).

Quanto custa uma ação e como investir nas marcas nacionais?

Na hora de pensar em comprar ações é preciso se atentar a alguns pontos. Além do preço deste ativo, existem outros fatores incluídos na compra. O mais comum é que as ações sejam vendidas em lotes de 100. Assim, num exemplo básico se uma ação custa R$ 1, você terá que fazer um investimento inicial de R$ 100.

Porém, como o preço do exemplo acima não é uma realidade, o que faz com que investidores tenham de gastar entre 1.000 e 10 mil reais para começar a investir em ações, na B3 também há algumas ofertas para compra de lotes fracionados.
Essa iniciativa visa atingir investidores com menor potencial de investimento. Dessa forma, é possível comprar frações menores do que 100 ações, o que pode tornar o sonho de entrar na bolsa uma realidade para um maior número de investidores.
Além do valor das ações, os investidores também paga algumas outras taxas para concluir a compra das ações escolhidas. A taxa de corretagem, por exemplo, é cobrada pelas corretoras de valores para a realização do serviço de compra e venda de ações na B3.
Também é comum a cobrança da taxa de custódia para a B3. Esta é uma taxa paga mensalmente para a guarda dos títulos comprados. Algumas corretoras não repassam este valor para seus clientes, então é bom pesquisar antes de investir.
Há também a cobrança de taxa de TED para que seja realizada a transferência de dinheiro da sua conta para a conta da corretora. Não é preciso intermediário para investir na B3, mas criar uma conta em corretoras de valores é bastante indicado, principalmente para investidores iniciantes.

Quais são as principais ações de marcas brasileiras na B3?

A B3 possui uma lista com mais de 400 empresas nacionais de capital aberto que vendem suas ações no mercado nacional. Abaixo, você verá uma lista com cinco das principais ações de marcas nacionais na bolsa brasileira, confira:

VALE3

Estas ações são referentes a Vale do Rio Doce. A mineradora brasileira tem ações negociadas na B3 e em bolsas de todo o mundo como a bolsa de Nova York e Hong Kong, por exemplo. A empresa é bastante consolidada no mercado e por isso suas ações são altas, mas possuem uma alta liquidez e rentabilidade, sendo sinônimos de excelentes lucros.

ITUB4

Essas ações são referentes ao Itaú Unibanco. O Itaú é uma das principais companhias financeiras do país, sendo o maior banco privado brasileiro. Muitos investidores acompanham as cotações da ITUB4 porque elas costumam ser muito negociadas na bolsa. O Itaú é a instituição financeira privada mais sólida do país com uma carteira de 40 milhões de clientes.

PETR4

Essas ações são referentes à Petrobras. A estatal brasileira exporta produtos para mais de 17 países e produzir mais de dois milhões de barris de petróleo e derivados diariamente. As ações da empresa são comercializadas na Bolsa brasileira, de Madrid, Buenos Aires e Nova York.

NATU3

Esse código é referente às ações da Natura. A marca é a maior companhia de cosméticos do Brasil e se destaca pelas iniciativas de produção sustentável. A atuação da empresa chega a mais de cinco mil municípios no Brasil e em países como Chile, Peru, Bolívia e Argentina.

MGLU3

Esse código é referente às ações da Magazine Luiza. Inclusive, no período de quarentena, o valor de mercado da empresa cresceu devido ao seu forte e-commerce. Esta é outra marca nacional bastante consolidada e que gera bons lucros para seus acionistas.

Riscos de investir em ações de marcas nacionais

É importante frisar que todo investimento possui riscos. O investimento em ações deve ser feito com base em conhecimento do mercado e análise das empresas. Por isso, busque sempre a ajuda de um consultor financeiro experiente para realizar as apostas certas.
Mesmo as empresas mais consolidadas podem dar prejuízos, então fique de olho. Para diminuir os riscos, você deve contar com ajuda profissional e também acompanhar atentamente o mercado. É preciso entender como a bolsa funciona para que você pode comprar e vender as ações na hora certa, minimizando os riscos e aumentando os seus lucros.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »