AtaNews Publicidade 728x90
23/06/2020 às 15h07min - Atualizada em 23/06/2020 às 15h07min

A importância da água no corpo humano: tire todas as suas dúvidas

Mais da metade do nosso corpo é composto por água. Veja como seu organismo funciona estando 100% hidratado

Unimed
Ninguém vive sem água. Ela é indispensável para a vida humana e nosso corpo é composto em sua maior parte por essa substância. 
 
A fórmula é simples: uma molécula de água é feita pela ligação de dois átomos de hidrogênio a um de oxigênio: H20. Ainda assim, são tantos tipos de água no mercado, que, muitas vezes, o consumidor fica confuso. Confira aqui:

Os benefícios de beber água


mãe dar um copo de água para sua filha

mãe dar um copo de água para sua filha



Como 70% do nosso corpo é composto por água, manter-se hidratado é essencial para o funcionamento correto das funções de todo o nosso organismo. Segundo o Guia Alimentar Para a População Brasileira, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, a quantidade ideal de água a ser consumida varia conforme a idade e o peso da pessoa, mas, em média, o valor se mantém em aproximadamente 2 litros diários para adultos. 
 
Para extrair todos os benefícios da hidratação, é essencial garantir que você  esteja consumindo água da forma mais saudável possível. Ou seja: bebendo o líquido puro, aromatizado com frutas, em chás, sucos naturais ou até mesmo por meio de frutas. Entre os benefícios para o corpo, está comprovado que a água:

- Regula a temperatura corporal
- Auxilia na desintoxicação do corpo
- Ajuda na absorção de nutrientes de outros alimentos
- Deixa a pele mais bonita e hidratada
- Auxilia no metabolismo celular, contribuindo para o emagrecimento
- Previne o aparecimento de pedras nos rins
- Melhora a circulação sanguínea
- Facilita a digestão de refeições

 
Os tipos de água existentes


uma mulher segura um copo com água na frente de um notebook

uma mulher segura um copo com água na frente de um notebook



Podemos encontrar diversos tipos de água na natureza e eles são diferenciados de acordo com seu local de origem. Explicamos aqui quais são os tipos de água adequados para o consumo humano. 
 
Água potável 
É o tipo de água que podemos consumir e é distribuída através das nossas torneiras. Ela é tratada e suas principais fontes de origem são riachos ou mananciais. Para ser caracterizada como livre de impurezas, a água potável precisa ser captada de uma fonte limpa e ter passado por um processo de tratamento. 
 
Água mineral

É o tipo que possui maior quantidade de minerais em sua composição. Ela pode vir de uma fonte natural, mas as comercializadas podem ser mineralizadas artificialmente ao receberem minérios dissolvidos e outras espécies químicas em seu preparo. A água mineral natural costuma passar por diversos caminhos e regiões profundas. 
 
Água doce
A água doce é encontrada em rios e lagos, mas não pode ser consumida imediatamente. Antes, é preciso passar por um processo de filtragem de bactérias, seja através de fervura ou outro método de tratamento. 
 
Água filtrada
A água filtrada passa por uma série de processos para retirada de sujeiras e impurezas. Todos os tipos de água citados acima podem ser filtrados, o que torna o consumo ainda mais seguro. 
 
O caminho da água no nosso organismo

uma mulher bebe água em uma garrafa ao ar livre

uma mulher bebe água em uma garrafa ao ar livre



A água tem sua jornada dentro do corpo humano. Esse caminho começa no momento em que nosso cérebro avisa que precisa de água, quando sentimos sede, e vai desde a ingestão, a partir da boca, até chegar ao intestino delgado, passando pelo esôfago e o estômago.
 
Nosso corpo não é capaz de armazenar água, portanto, depois do consumo, ela é distribuída por todo o nosso organismo. Um copo d'água leva em torno de 30 a 60 minutos para percorrer todo o seu caminho, deixando um pouco de sua fórmula no sangue, que irá disseminar seus benefícios para todos os órgãos e músculos. 
 
Lembre-se de ficar bem hidratado durante o dia, principalmente se você realiza muitas atividades que mantêm o corpo em movimento e com perda constante de líquidos. Caso contrário, tenha sempre à mão um copo ou uma garrafa de água e beba sempre que sentir sede. Seu corpo agradece e os benefícios serão notados, desde a sua pele até o seu desempenho nos esportes. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »