AtaNews Publicidade 728x90
18/06/2020 às 10h21min - Atualizada em 18/06/2020 às 10h21min

Núcleo 2 faz transmissão ao vivo com 15 horas de duração e 57 artistas

Live "15 Anos em 15 Horas" acontece neste sábado (20/6), a partir do meio-dia, abrindo comemorações pelos 15 anos do coletivo rio-pretense

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Coletivo multimídia de pesquisa e fusão de linguagens artísticas, o Agrupamento Núcleo 2, de São José do Rio Preto (SP), abre neste sábado (20/06) as comemorações pelos seus 15 anos de trajetória, a serem completados em fevereiro de 2021, lançando-se ao desafio de permanecer 15 horas ininterruptas em uma transmissão online. A programação especial "15 Anos em 15 Horas" será transmitida ao vivo pelo Facebook e pelo canal do YouTube do Agrupamento Núcleo 2. Na ocasião, o coletivo também lançará seu novo site (nucleo2.com.br).
 
A live fará um retrospecto da história do grupo por meio de nove bate-papos temáticos mediados por Jef Telles, diretor e um dos fundadores do Núcleo 2. O especial contará com a participação de 57 artistas falando diretamente de suas casas, no decorrer das 15 horas de duração. Além de São José do Rio Preto, os artistas participam das cidades de São Paulo, Campinas e João Pessoa (PB).
 
Entre os participantes estão os fundadores do Núcleo 2 e diversos parceiros artísticos e provocadores que contribuíram com o trabalho do coletivo durante sua trajetória. É o caso do diretor teatral, cenógrafo e performer Marcelo Denny, que também é professor do Departamento de Artes Cênicas da Eca-USP, provocador na construção do espetáculo multimídia "Galeria para Cemitérios" (2018), que mistura teatro, dança, instalação e audiovisual. Outro nome presente na programação é Clayton Mariano, diretor teatral e fundador do grupo Tablado de Arruar, responsável pela provocação no projeto multimídia "Processo: Metamorfose" (2011), por meio do qual o Núcleo 2 começou sua pesquisa sobre a fusão de linguagens artísticas.
 
A programação "15 Anos em 15 Horas" terá início ao meio-dia, com o bate-papo "Fundação do grupo: 15 anos depois, os artistas fundadores se reencontram", com Ana Gabi, Bhá Prince, Bruna da Matta, Cássio Henrique, Laís Iracema, Larissa Maceno, Letícia Tomazella, Rafael Sertori, Simbah Freitas, Silvia Negrini e Robson Calabio. A mediação é de Jef Telles.
 
Outros projetos
O especial "15 anos em 15 horas" abrirá uma série de projetos que o Agrupamento Núcleo 2 irá desenvolver ao longo do segundo semestre de 2020. Em julho, o grupo lançará a instalação multimídia online "Jardins do Fotúreto", projeto vencedor do Edital ProAC 10/2019 - "Produção de Exposições de Artes Visuais."
 
O Núcleo 2 também promoverá nos próximos meses a segunda edição da "Winchester – Performance Mostra", envolvendo 16 artistas/coletivos de São José do Rio Preto, pela primeira vez online, evento viabilizado pelo Prêmio Nelson Seixas 2020, da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Rio Preto. Outro projeto deste segundo semestre é a obra "Abismo", adaptada para internet, com estreia prevista até dezembro.
 
"Nesse momento de pandemia, encontramos novas possibilidades de acesso à arte através do virtual, inaugurando uma nova proposta de encontro com o público prestes a completarmos 15 anos de trajetória", diz Jef Telles.
 
História
 
O Agrupamento Núcleo 2 nasceu em 2006, a partir de um grupo de alunos da antiga Escola Persona de Teatro de São José do Rio Preto. O coletivo desenvolve sua pesquisa envolvendo a fusão de diversas linguagens artísticas dentro do campo das artes cênicas desde 2011. Seu primeiro trabalho nesse âmbito, "Processo: Metamorfose", consistiu na produção de uma intervenção urbana, captada por um olhar cinematográfico e posteriormente transformada em uma obra audiovisual.
 
Em 2013, o grupo apresentou "Quadrado", espetáculo multimídia experimental. Dentro do universo híbrido, desenvolveu o ambicioso projeto "Ensaios para Ninguém", de 2015. Naquele ano, com a proposta de verticalizar ainda mais seus experimentos, o Núcleo 2 se assumiu como um coletivo multimídia de artes integradas.
 
Em 2016, o grupo realizou, com a parceria do Sesc Rio Preto, a primeira edição do projeto "Teatrópolis", que em 2019 teve como desdobramento a obra "Teatrópolis – A Casa de Noz". Também produziu, entre outras obras, "Indo – O que Fizemos que Estamos" (Prêmio Nelson Seixas 2017) e "Galeria para Cemitérios" (ProAC Artes Integradas 2018).
 
SERVIÇO:
 
Live "15 Anos em 15 Horas"Realização: Agrupamento Núcleo 2. Sábado (20/6), a partir do meio-dia, na página do Facebook e no canal do YouTube do Agrupamento Núcleo 2. Gratuito.
 
PROGRAMAÇÃO:
 
12h – Fundação do grupo: 15 anos depois, os artistas fundadores se reencontram
Com Ana Gabi, Bhá Prince, Bruna da Matta, Cássio Henrique, Laís Iracema, Larissa Maceno, Letícia Tomazella, Rafael Sertori, Simbah Freitas, Silvia Negrini e Robson Calabio. Mediação Jef Telles
 
15h – Teatro expandido: 2009 dá início a uma intensa pesquisa com a linguagem audiovisual
Com Cássio Henrique, Clayton Mariano, Fernando Macaco e Nathalie Gingold. Mediação Jef Telles
 
17h – Cinema experimental: em 2010, a imersão no audiovisual abre portas para outras timelines
Com Alexandre Estevanato, Cássio Henrique, Fernando Macaco, Guilherme Di Curzio, Hunfrey Borges, Ramiro Rodrigues e Vinicius Dall'Acqua. Mediação Jef Telles
 
18h30 – Hibridismo de linguagens: 2013, da terra à tecnologia. Qual é a arte das artes que se encontram?
Com André de Araújo, Cássio Henrique, Marina Rico, Murilo Gussi, Vinicius Francês e ­Wagner Orniz. Mediação Jef Telles
 
20h – Lives para ninguém: Em 2015, nasce o Ensaios para Ninguém, divisor de águas na trajetória do Núcleo 2
Com Alisson Bernardes, André Fernandes, Cássio Henrique, Daniela Honório, Danilo Oliveira, Jorge Etecheber, Matheus Leonel e Vinicius Francês. Mediação Jef Telles
 
21h30 – Processo criativo: 2018, fôlego e Galeria. Como é a labuta do conceito a apresentação?
Com Daniela Honório, Luis Fernando Lopes, Marcelo de Castro, Marcelo Denny, Ronaldo Celeguini e Vinícius Francês. Mediação Jef Telles
 
23h – As cidades dentro de Nós: Em qual universo estamos estacionados nesse momento?
Parte 1
Com Bruno Cavalcanti, Daniela Honório, Harlen Félix, Homero Ferreira, Isaac Ruy, Ubirathan do Brasil e Vanessa Cornélio. Mediação Jef Telles
 
Parte 2
Com Alexandre Manchini, Angélica Zignani, Cintia Cotes, Felipe Murbak, Leo Bauab e Tiago Mariusso. Mediação Jef Telles
 
0h30 – O virtual do agora: No ápice da pandemia, o que é arte não presencial?
Com Daniela Honório, Daniel Santo Forte, juny kp!, Marcelo Matos, Marcelo Nogueira e Tauane Santo Forte Mediação Jef Telles
 
1h30 – Jardins do amanhã: Quais são os novos caminhos possíveis para o fazedor de poesia no futuro?
Com Andrea Capelli, Daniela Honório, Douglas Novais, Fagner Rodrigues, Jorge Vermelho e Zé Tomaz. Mediação Jef Telles

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »