AtaNews Publicidade 728x90
16/06/2020 às 14h57min - Atualizada em 16/06/2020 às 14h57min

Será que vale a pena comprar um carro usado para economizar durante a crise?

Comprar um carro usado durante a crise pode ser uma maneira de fazer um bom negócio e poupar dinheiro. Veja se é uma vantagem para o seu caso.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Comprar um carro usado é uma alternativa para quem deseja ter ou trocar o veículo, entretanto existe a discussão se é melhor compra um carro novo ou um que já está rodado.

Não existe uma resposta pronta para essa pergunta, pois isso dependerá da necessidade de cada pessoa.

Por conta do preço, essa acaba sendo a única alternativa para quem não está com muito dinheiro sobrando, porém, não significa que é um mau negócio.

A grande questão é se vale a pena comprar um carro usado, principalmente quando se está passando por uma crise que mexe com a economia. Se o veículo estiver bem conservado, com a documentação correta e sem impedimentos, a negociação pode ser uma vantagem.

Para quem deseja poupar é preciso avaliar os prós e contras.

 

Vantagens de comprar um carro usado

Durante uma crise, as pessoas buscam economizar pelo futuro ser meio incerto, mas quem está com dinheiro na mão pode ter uma excelente oportunidade de fazer bons negócios.

Com as vendas em baixa são os consumidores que acabam ditando as regras, e é possível conseguir veículos por valores bastante baixos e negociar as condições de pagamento.

Encontrar diferentes modelos de veículo também ficou mais fácil e isso quer dizer que pode encontrar um usado mais completo por um bom preço, às vezes abaixo da Tabela FIPE. Em outras épocas, não conseguiria encontrar certos modelos ou pagaria muito por eles.

Para quem deseja economizar ainda mais, pode apostar nas lojas que estão empenhadas em vender e sair ganhando. Algumas estão oferecendo a documentação gratuita, dessa forma será possível amenizar ainda mais os custos.

Quem acabou de comprar um carro usado também vai economizar quando for contratar o seguro auto porque as seguradoras estão com promoções para não perder os clientes neste momento.

Se a ideia é pensar na revenda do veículo daqui a algum tempo, existe outro ponto a favor em comprar um carro usado durante a crise. A desvalorização será muito pequena, e no momento em que for vendê-lo, não perderá tanto dinheiro.

 

Desvantagens de comprar um carro usado

Caso queira economizar com a compra de um usado, nem sempre isso se torna viável. Se não for feita uma vistoria mecânica antes da compra, podem surgir surpresas que exigirão um bom dinheiro para serem reparadas.

Além disso, pelo fato da mecânica estar um pouco mais desgastada, as revisões e substituições de peças deverão ocorrer com maior frequência. Para economizar será preciso apostar em um veículo com baixo custo de manutenção.

Outro ponto a pensar será no pagamento, pois se tiver o valor à vista não ficará com dívidas. Entretanto, se optar pelo financiamento assumirá um compromisso financeiro em tempos de crise, o que pode colocar o emprego e fonte de renda como incertos.

Antes de comprar um carro usado para economizar, é preciso pesar todos os prós e contras dessa possibilidade. Fazer uma análise das condições financeiras é o ponto-chave para não se endividar e fazer um mau negócio. 
Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »