AtaNews Publicidade 728x90
22/03/2018 às 09h43min - Atualizada em 22/03/2018 às 09h43min

ALTA VELOCIDADE: Inaugurado nesta quarta-feira, Kartódromo Internacional de Birigui é o maior kart center do Brasil

Alessandra Nogueira
Política e Mais
Foto: Divulgação

A paixão pela velocidade passada de pai para filho resultou, nesta quarta-feira (21), na inauguração do Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui, o maior kart center do Brasil e um dos maiores parques de automobilismo da América Latina, com 1,2 mil metros de pista.

Localizado na Rua Hagime Saita, 4001, com acesso pelo km 524 da Rodovia Marechal Rondon (sentido interior-capital), entre Birigui e Araçatuba, o complexo de lazer terá capacidade para receber 2 mil pessoas por dia, segundo o empresário Ricardo Gracia, idealizador do empreendimento, e já movimenta a economia da região.

Ricardo Gracia era piloto de motocross e despertou no filho Ricardinho, então com seis anos de idade, a paixão pela velocidade. Só que, em vez da moto, o garoto optou pelo Kart e, hoje, aos 13 anos, acumula prêmios importantes, como o Campeonato Brasileiro de kart 2017 – Categoria Júnior Menor, competição da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo).

Foi a partir das visitas a vários kartódromos, nas competições que ia com o filho, que Ricardo Gracia observou uma oportunidade de negócios através do kart amador, pois a região tem carência de espaços de lazer, e também através do kart profissional, oferecendo um complexo de qualidade, para a realização de competições profissionais.
 

“Isso fomenta a economia, pois só pra você ter uma ideia, neste sábado e domingo, nós teremos dois campeonatos que já são responsáveis por lotar quase todos os hotéis de Araçatuba e Birigui”, disse Gracia.

O Speed Park vai atrair competições nacionais e internacionais, além de estimular o kart amador e a gastronomia, já que o espaço possui um restaurante com pratos variados, incluindo carnes assadas; um quiosque de culinária oriental; um rock bar, com chope gelado, pratos e porções; e o pit stop gourmet, com sobremesas e sorvetes.

Nesta quarta-feira (21), o kartódromo deu início às suas atividades com um evento para convidados, com a presença de autoridades, profissionais da área e de pilotos como Bia Figueiredo, que compete na Stock Car. Para o público, o espaço abre nesta quinta-feira (22), a partir das 19h. A entrada é gratuita.

Neste sábado (24), haverá o enduro com seis horas de kart com competições entre equipes. E no domingo (25), acontece o primeiro torneio. “No torneio, é só fazer a inscrição e competir, não precisa ser profissional”, explica Gracia. No dia 31 de março, o parque irá abrir para os karts profissionais conhecerem a pista.

Conforme o empresário, o parque foi direcionado para os amadores. Todos os dias, de terça a domingo, o espaço estará aberto para o kart amador. “Você chega lá, tem o kart para fazer a locação, não precisa levar nada, temos todos os equipamentos de segurança, capacete, macacão, à disposição para locar, e ter 30 minutos de emoção”.

O kart amador é uma emoção acessível a todos, segundo o empresário. “Você vai competir com um kart de qualidade, com um equipamento de motor de potência com 400 cilindradas, podendo ter uma emoção, fazer uma competição entre amigos ou participar dos nossos campeonatos amadores sem ter aquela pressão e o custo do kart profissional”, afirma. São 45 minutos de emoção, sendo 15 de briefing e 30 de corrida, por 95 reais.

ALTA TECNOLOGIA

Gracia ressalta a segurança do kart center, que é dotado de alta tecnologia. O espaço possui bandeirinhas digitais na pista (o primeiro a contar com este recurso na América Latina); telão de LED para transmissão das corridas e outros esportes, além da pista diferenciada, que possui grande variedade de traçados, torre de comando com equipamentos e tecnologia de ponta, e um asfalto que contém polímero emborrachado, o que permite maior aderência, velocidade, segurança e menor desgaste dos pneus.

O kart center oferece ainda 30 boxes para acomodar os equipamentos do pilotos de forma segura. Os boxes estarão disponíveis para locação durante todo o ano. O estacionamento do Speed Park tem capacidade para 250 até a área do paddock, destinada ao público que acompanha as corridas. A área é climatizada e permite uma vista privilegiada de toda a pista. Há também um salão de festas com capacidade para 200 pessoas.

O Speed Park tem, ainda, três pistas infantis. Uma delas, voltada para crianças de três a nove anos, é a Dino Park, cujo trajeto remonta à pré-história e é feito a bordo de um jipe. Tem também a Pista Senninha GP Racing, para crianças de cinco a 13 anos e viabilizada por meio de uma parceria com o Instituto Ayrton Senna. A garotada terá a chance de se vestir de Senninha e andar em um carro de Fórmula 1 elétrico e customizado. A terceira pista infantil é a mini autoescola Kartoon, feita em parceria com a Honda, com uma minicidade educativa, para crianças de seis a 11 anos. “O objetivo é preparar as crianças para se tornarem adultos conscientes no trânsito”, explica Gracia.

A frota do Speed Park é composta de 97 veículos: são 50 karts adultos; 10 karts infantis; 15 carros de Fórmula 1 do Senninha; 12 carros na minicidade e 10 jeepinhos no Dino Park. O Speed Park foi projetado em 2012 e começou a ser construído em 2016. O empreendimento vai gerar entre 150 e 180 empregos diretos.

O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 16h30 às 23h, para locação de kart para uso nas pistas. Aos sábados, das 8h às 17h, para pilotos com karts próprios; e das 17h às 23h para locação voltada ao público em geral. Aos domingos, vai funcionar das 8h30 às 22h30, também para o público em geral. A praça de alimentação do local vai funcionar diariamente, inclusive no almoço.

SERVIÇO

O Speed Park – Kartódromo Internacional de Birigui fica na Rua Hagime Saita, 4001, com acesso pela Rodovia Marechal Rondon (SP-300), km, 524 – Birigui/SP. Mais informações pelos telefones (18) 3638-3050 e 99815-2222 e pelo site www.speedpark.com.br

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »