AtaNews Publicidade 728x90
20/05/2020 às 13h13min - Atualizada em 20/05/2020 às 13h13min

Ministério da Saúde libera prescrição da cloroquina para todos os estágios da Covid-19

Medida foi assinada nesta quarta-feira pelo ministro interino da pasta

MBL NEWS
Nesta quarta-feira (20), o Ministério da Saúde editou o novo protocolo para tratamento de pacientes com coronavírus, autorizando o uso da cloroquina e hidroxicloroquina. O texto diz que o medicamento pode ser prescrito em todas os estágios da doença. Antes, o ministério só havia autorizado para pacientes em estado grave, ainda na gestão de Luiz Henrique Mandetta.

Com o novo protocolo, a cloroquina poderá ser indicada para paciente com sintomas leves de contaminação. Entretanto, o uso do medicamento ficará sob a responsabilidade do médico e precisará ter a autorização do paciente.

“Apesar de serem medicações utilizadas em diversos protocolos e de possuírem atividade in vitro demonstrada contra o coronavírus, ainda não há meta-análises de ensaios clínicos multicêntricos, controlados, cegos e randomizados que comprovem o beneficio inequívoco dessas medicações para o tratamento da Covid-19. Assim, fica a critério do médico a prescrição, sendo necessária também a vontade declarada do paciente, conforme modelo anexo”, diz o texto.


O protocolo diz ainda que o “uso das medicações está condicionado à avaliação médica, com realização de anamnese, exame físico e exames complementares, em Unidade de Saúde”.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »