AtaNews Publicidade 728x90
24/04/2020 às 12h02min - Atualizada em 24/04/2020 às 12h02min

Diretor da Abin pode assumir PF; saiba o que a agência faz

TecMundoo
Abin é responsável pela segurança de informações da administração pública
Na manhã desta sexta-feira (24), o diretor-geral da Polícia Federal, Maurício Leite Valeixo, foi exonerado do cargo pelo presidente Jair Bolsonaro. Há indicações de que Alexandre Ramagem, atual chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), assuma o cargo. Entretanto, você sabe qual é a relevância da Abin para a segurança das comunicações?

O que é Abin?
A Abin desenvolve softwares para vários tipos de demandas do Governo Federal e da própria área de inteligência. Estes programas contam com criptografia de Estado, garantindo a segurança das informações por meio de algoritmos que impedem a decifração dos dados transmitidos.

Abin é responsável pela segurança de informações da administração pública

Abin é responsável pela segurança de informações da administração pública



Só para se ter uma ideia, no caso do vazamento de mensagens trocadas entre o ministro Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol pelo Telegram, foi a Abin que desenvolveu smartphones criptografados para manter a integridade das informações consideradas de interesse público de autoridades.

A segurança do voto nas urnas eletrônicas, inclusive, é proporcionada pela agência. Todas as tecnologias que visam proteger o sigilo de comunicações governamentais são desenvolvidas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento para a Segurança das Comunicações (Cepesc), da própria entidade.

Divulgação

Divulgação



Criado em 1982, o Cepesc foi o responsável por garantir que o Brasil não dependesse mais de tecnologias estrangeiras para lidar com assuntos internos. Uma das responsabilidades da Abin é assessorar os dirigentes do Estado brasileiro nas políticas relativas à segurança das informações e comunicações, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento e emprego de algoritmos de Estado.

A entidade desenvolve e produz uma extensa linha de equipamentos e sistemas de segurança de dados e de comunicações em apoio a órgãos e entidades integrantes da administração pública federal.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »