AtaNews Publicidade 728x90
07/04/2020 às 10h04min - Atualizada em 07/04/2020 às 10h04min

Bispo emite circular e reforça a vigência de decreto; Missa dos Santos Óleos e assembleias são adiadas

Cláudio Henrique da Silva Ferreira
Assessoria de Comunicação da Diocese de Araçatuba
Foto: Assessoria de Comunicação da Diocese de Araçatuba

O bispo diocesano Dom Sergio Krzywy emitiu na tarde desta segunda-feira (06/04) a primeira circular de 2020 dirigida ao Clero, diáconos, seminaristas, religiosos,  religiosas, agentes de pastoral e a todo o povo de Deus. Ela contém informações e novas orientações administrativas e pastorais.

Dentre as decisões contidas no comunicado estão o adiamento da Missa Crismal, popularmente chamada de Missa dos Santos Óleos, e da realização das assembleias comunitárias, paroquiais, regionais e diocesana, previstas para ocorrerem de março a setembro deste ano.

Conforme o bispo diocesano, o objetivo da circular é “informar e compartilhar encaminhamentos de nossa caminhada pastoral neste difícil momento da pandemia do Covid 19 (Coronavírus)”.

No informe, Dom Sergio reforça a vigência dos decretos episcopais do mês de março último, nos quais são suspensas as missas, celebrações, encontros, reuniões, formações e adorações públicas. A decisão ainda não tem prazo de encerramento e depende dos andamentos das autoridades civis e sanitárias acerca da prevenção contra o Covid 19.

“Sendo assim, devemo-nos manter no firme propósito de contribuir efetivamente para superarmos este momento. Temos consciência que a situação é gravíssima e requer corresponsabilidade, pois é nosso dever como cristãos e cidadãos valorizar e cuidar da vida a exemplo do nosso mestre e Senhor Jesus Cristo (Jo 10,10). Por isso, nossa Igreja Particular se faz próxima e compartilha a preocupação da sociedade e do sofrimento dos irmãos e irmãs atingidos por essa pandemia”.

SANTOS ÓLEOS

A circular episcopal ainda informa o adiamento da Missa Crismal, tradicionalmente celebrada na Quarta-feira Santa. Este ano, ela ocorreria em 8 de abril, mas foi adiada para outra data a ser informada oportunamente.

Outra suspensão acontece no processo de assembleias comunitárias, paroquiais e regionais. Segundo a circular “a própria Assembleia Diocesana está suspensa”. A circular orienta que todo o material distribuído e confeccionado seja “guardado cuidadosamente para ser utilizado no próximo ano”.

A decisão está amparada no decreto da  Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos do Vaticano, divulgado em 25 de março. Conforme o documento, sobre a Missa Crismal, “as conferências episcopais poderão dar indicações sobre uma possível transferência para outra data”.

Outros pontos destacados na circular estão a suspensão das visitas Ad Limina Apostolorum (quando os bispos de todo o mundo visitam o papa) para este ano. Estava prevista até outubro a visita dos bispos do Estado de São Paulo a Roma.

A Assembleia Geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), prevista para ocorrer em Aparecida entre os dias 22 e 30 de abril, foi transferida para agosto, mas sendo observadas as condições diante da pandemia. O Congresso Eucarístico Nacional, que ocorreria em Recife este ano, foi adiado para 2021.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »