AtaNews Publicidade 728x90
02/04/2020 às 14h46min - Atualizada em 02/04/2020 às 14h46min

Mitos e verdades sobre cabelos brancos e grisalhos

Cada vez mais mulheres têm tomado coragem de assumir seus fios brancos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Temido por alguns, aceito com naturalidade por outros, os cabelos brancos são algo comum para muita gente, principalmente o público mais idoso. Um ponto interessante é que eles vão aparecer em algumas pessoas, independente, da idade e do gênero.
 
Isso porque, para além do envelhecimento natural, existe, também, o fator genético que, invariavelmente, pode deixar grisalhas até pessoas muito jovens. O que não significa que não dê para manter um visual sofisticado com o chamado gray hair. Mas antes de mais nada, é preciso entender um pouco mais sobre os cabelos brancos, já que o tema está envolto de muitos mitos.
 

Porque os cabelos ficam brancos?

Quem dá cor aos nossos fios é um pigmento chamado melanina, o mesmo que dá cor à nossa pele. No caso dos cabelos, há dois tipos principais de melanina: a eumelanina e a feomelanina. A primeira fornece uma coloração marrom ou preta, enquanto a segunda é responsável por amarelos e avermelhados.
 
Com o processo natural de envelhecimento dos fios, que começa a partir dos 35 anos, de uma forma geral, os cabelos vão perdendo essa melanina e, consequentemente, tornando-se grisalhos ou brancos. Existem, ainda, outras razões para esse processo de embranquecimento, como a deficiência de vitamina B12, doenças na tireoide, vitiligo e até mesmo tabagismo.
 

Mitos e verdades sobre os fios brancos

Depois de entender um pouco mais sobre o embranquecimento dos fios, é preciso esclarecer algumas dúvidas que ainda podem estar te rondando. Isso porque tal temática é cercada de vários mitos. Por isso mesmo, vamos revelar o que é, de fato, verdade quando se trata de cabelos brancos.
 

Mais Sol, mais fios brancos

Mentira. Uma maior exposição ao Sol não interfere no branqueamento dos fios, pode ficar tranquilo. Por outro lado, essa exposição pode danificá-los, deixando-os mais ressecados que o normal. Independente de ter fios brancos ou não, é importante usar produtos que tenham filtro solar quando for se expor ao Sol.
 

Arrancar um fio branco faz nascer vários outros no seu lugar

Mentira. Se fosse fácil assim, quem sonha com um pouco mais de volume, solucionaria seu problema facilmente arrancando seus fios. O que acontece é que os fios brancos acabam se destacando em relação aos outros, principalmente, quando se tem cabelos mais escuros.
 

Cabelo branco é mais comum em homem

Mentira. Na verdade, os homens são menos grilados com o aparecimento dos cabelos brancos e grisalhos do que as mulheres que, geralmente, escondem-nos com o uso de tinturas e tonalizantes. Felizmente, isso vem mudando com o passar do tempo, em um movimento de auto-aceitação muito bonito.
 

Hereditariedade influencia no aparecimento dos cabelos brancos

Verdade. A idade não é o único fator para que as pessoas tenham cabelos brancos: muita gente jovem que tem fios brancos antes dos 30 ou 20 anos têm essa predisposição graças às questões genéticas.
 

Estresse pode aumentar o aparecimento dos fios brancos

Verdade. De acordo com a dermatologista Marcia Linhares, “pesquisas indicam que, por conta da tecnologia e da vida corrida, as mulheres de hoje ficam com cabelo branco mais cedo do que as de antigamente”. Por isso adotar hábitos mais saudáveis, como a prática regular de atividades físicas, e uma alimentação balanceada pode ajudar a contornar essa situação.
 

Quanto mais você pinta, mais eles ficam brancos

Mentira. Muita gente se engana dizendo que o cabelo perde a coloração mais rápido. O que acontece é que, mais uma vez, esse tipo de cabelo se destaca um pouco mais, então quando ele cresce — obviamente, no mesmo ritmo do cabelo com coloração “normal” —, acaba ficando mais aparente.
 

Fios brancos merecem um cuidado extra

Verdade. Isso porque a menor quantidade de melanina acaba deixando os fios mais fragilizados. Por isso mesmo, invista em uma boa hidratação semanal para diminuir o ressecamento das pontas e em leave-ins. O uso de shampoos específicos também é indicado para evitar o amarelamento dos fios.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »