O CRM (Customer Relationship Management – que em português significa gestão de relacionamento com o cliente) é uma ferramenta estratégica que ajuda empresas a compreender melhor a sua clientela e a otimizar os processos internos. Com base nos dados, é possível fazer negócios mais rápidos e eficazes, aumentar vendas e melhorar o nível de satisfação dos consumidores.
Este tipo de sistema precisa de componentes de tecnologias específicos e, portanto, também necessita de alguém que saiba operá-los e gerenciar os aspectos estratégicos para ampliar a fidelidade e rentabilidade, tendo total controle dos clientes e ainda otimizar os indicadores de performance da base.
Considerando tudo isso, surge então uma figura muito importante: a do operador de CRM.
Em linhas gerais, ele é o principal responsável pela implementação e desenvolvimento de uma estratégia bem-sucedida de CRM, usando de experiência prática na criação e execução de um programa específico para tal.
Este profissional precisa entender bem da jornada do consumidor e saber medir métricas para avaliar o sucesso ou fracasso de uma estratégia e fazer as correções necessárias.
Resumidamente, o operador de CRM é o responsável por liderar a criação e desenvolvimento do plano estratégico de relacionamento com o consumidor dentro de uma empresa. E isto se dá a partir das seguintes funções:
Além de requisitos básicos como conhecimento amplo em tecnologia e também no contato com o público, existem algumas outras habilidades que são necessárias:
A maioria dos softwares de relacionamento com o cliente e fóruns do segmento estão em inglês. Logo, possuir um segundo idioma é item importante para quem deseja se destacar neste mercado de trabalho.
Vale também destacar que frequentar eventos de startups vão ampliar os horizontes sobre as diversas ferramentas que surgem e que permitem estreitar o relacionamento entre empresas e consumidores.
Se você tem aptidão para performance, tem uma escrita persuasiva e amplo conhecimento em tecnologia, trabalhar com a gestão de CRM pode ser uma boa oportunidade de construir uma carreira profissional sólida e promissora.
As melhores oportunidades de trabalho estão em empresas de tecnologia e e-commerce, mas outros segmentos já começam a dar valor a este profissional, o que deve aumentar a necessidade por pessoas com conhecimento mais avançado.