AtaNews Publicidade 728x90
09/03/2020 às 09h09min - Atualizada em 09/03/2020 às 09h09min

Depois de 100 milhões de visualizações nas plataformas digitais, livro de poeta gaúcho fica entre os mais vendidos do país

CULTURA

Assessoria de Imprensa, Allan Dias Castro
Allan Dias Castro já tinha lançado um livro quando decidiu usar as redes sociais para divulgar seu trabalho. "A ideia foi da minha mulher e eu, então, decidi usar a internet para divulgar a poesia. E, claro, trabalhar com o que eu realmente gosto.

Estamos aí com mais de 100 milhões de visualizações e um livro entre os mais vendidos nas principais listas do país”, comemora. O sonho foi realizado com sucesso. Mas o resumo em quatro linhas esconde muito trabalho e determinação. Allan precisou desistir de uma carreira no Sul, se mudar para o Rio de Janeiro, morar de favor e buscar parceiros com as poesias embaixo do braço. Dez anos de insistência e fez grandes parcerias, escreveu música para novela, apresentou programa no Music Box, criou projetos - como o Reverb

Poesia e Música -, e lançou o primeiro livro de forma independente com apresentação do mestre Luis Fernando Verissimo em 2014. O Canal do You Tube, Voz ao Verbo, surgiu há três anos. "As pessoas perderam o hábito de ler... e eu perdi a timidez. Fui pra frente das câmeras apresentar meu trabalho de uma forma simples, mas com muita verdade.



Descobri que as pessoas gostam de poesia, mas não sabem”. Os views, likes e followers não pararam de crescer, os vídeos do poeta começaram a ser compartilhados pelo WhatsApp e o convite da editora Sextante veio em 2018: escrever o segundo livro baseado no trabalho que faz na internet. Voz ao Verbo - Poemas para calar o medo foi lançado em maio deste ano com apresentação de Martha Medeiros e comentários de Bráulio Bessa e do seu incentivador Verissimo.

As sessões de autógrafo ficaram lotadas: "As pessoas estavam muito à vontade para contar o que sentem ao assistir meus vídeos. Acredito que, se não fosse a proximidade que a internet proporciona, eu não saberia disso. Quando sou reconhecido nas ruas, eles conversam e confidenciam histórias como se me conhecessem há muito tempo". A obra, desde então, está entre as mais vendidas do país, marcando presença do autor em  eventos como a Bienal e o Salão

Ler, em 2019, além de um lançamento na Livraria da Travessa de Lisboa, em janeiro de 2020, lotando o evento com mais de 200 leitores portugueses presentes. "Além de publicar seus belos poemas, Allan revela aqui o caminho que trilhou até chegar à sua literatura de autodescoberta, abre sua intimidade para que a gente entenda como alcançou a contundência de suas escolhas e discorre sobre angústia e solidão, dois alicerces da alma humana que foram compensados com o que veio depois: o encontro consigo mesmo – e o nosso com seus versos.” Martha Medeiros 
 
Sobre o autor: 
ALLAN DIAS CASTRO é poeta e tem a escrita como base para todos os seus projetos, de letras de música a programas de tv. Formado em Comunicação Social pela ESPM-RS, cursou Escrita Criativa na Escola de Escritores de Barcelona, na Espanha. 

Gaúcho radicado no Rio de Janeiro, Allan lançou seu primeiro livro, O ZéNinguém, em 2014. Suas letras já foram musicadas por grandes nomes, como Roberto Menescal, e ele já declamou seus poemas ao lado de artistas como Oswaldo Montenegro e Marcos Suzano. 

Desde 2016, integra o Reverb Poesia (@reverbpoesia), banda que viaja por todo o Brasil apresentando sua mistura de música e poesia falada. Com o Voz ao Verbo, projeto de vídeos com poemas autorais que deram origem a este livro, busca facilitar o acesso do público à poesia. 

Livro '' Voz ao verbo ''PARA COMPRAR CLICK AQUI 

Allan Dias Castro 

  Allan Dias Castro 
 
  Allan Dias castro 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »