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07/02/2020 às 09h31min - Atualizada em 07/02/2020 às 09h31min

Hábitos que ajudam a manter a saúde mental no trabalho

Menos estresse, ansiedade e depressão: mudanças organizacionais e individuais ajudam a construir um ambiente mais saudável para os trabalhadores

Unimed
Estresse, depressão, ansiedade, burnout: você, provavelmente, já ouviu falar de alguma dessas doenças. Questões ligadas à saúde mental atingem pessoas de todos os gêneros, raças e classes sociais.
 
Segundo levantamento da Previdência Social, os transtornos mentais são a terceira principal causa de afastamento de trabalhadores por doença.
 
Em pesquisa realizada pelo International Stress Management Association do Brasil (ISMA-BR), em 2018, 72% dos trabalhadores entrevistados diziam estar frequentemente estressados. Entre esses, 32% tem a Síndrome de Burnout. 
 
Esgotamento total: o que é a Síndrome de Burnout? 
Ao contrário das demais síndromes, a de Burnout é exclusivamente ligada ao trabalho. O crescimento no número de casos levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a incluir, em 2019, a síndrome na Classificação Internacional de Doenças (CID).
 
Segundo essa classificação, “Burnout é uma síndrome resultante do estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso”. Os sintomas dessa síndrome são: sentimentos de exaustão ou esgotamento de energia; aumento do distanciamento mental do próprio trabalho ou sentimentos de negativismo ou cinismo relacionados ao próprio trabalho; e redução da eficácia profissional.
 
Não reconhecer o problema só piora a situação: segundo o estudo da ISMA-BR, 90% das pessoas com Burnout alegam seguir trabalhando por medo de demissão. 
 
Como criar um ambiente de trabalho realmente mais “zen

equipe de trabalho se abraçando

equipe de trabalho se abraçando



Para o autor do livro “Morrendo por um salário”, o professor da Universidade de Stanford, Jeffrey Pfeffer, as medidas paliativas, como salinha da soneca ou exercício de relaxamento, não bastam. Em entrevista à revista Exame em 2019, ele foi enfático ao dizer que o estresse precisa ser prevenido e não tratado: “alguma coisa tem de ser feita, porque a depressão, a ansiedade e as taxas de suicídio estão crescendo. Cedo ou tarde, isso só vai tornar a situação impossível para os países”.
 
Algumas posturas organizacionais ajudam a criar um ambiente mais saudável e também mais produtivo:
 
- Combater pressões desnecessárias, situações de assédio e humilhação
- Incentivar a colaboração e socialização no trabalho
- Respeitar horários de trabalho e descanso. O período de desconexão com o trabalho e com as responsabilidades é essencial para a saúde mental
- Ter pessoal qualificado para ouvir e ajudar funcionários em situações difíceis – profissionais ou pessoais

 
Manter a saúde emocional é importante para a sua carreira

grupo de pessoas correndo e caminhando na praça

grupo de pessoas correndo e caminhando na praça



Não adianta cumprir todos os prazos, atender todos os pedidos, se isso significa adoecer logo depois. Além de mudanças vindas de cima, é importante que o trabalhador entenda seu limite – e também o dos colegas. Os cuidados com o bem-estar no trabalho podem começar na sua equipe. Que tal conversar com seu time e tentar colocar essas dicas em prática?[
 
Liste as tarefas e estabeleça prioridades

- Delegue mais: não centralize as responsabilidades
- Conheça seus limites: aprenda a dizer “não” para evitar sobrecarga
- Não extrapole seus limites por períodos frequentes ou prolongados
- Se fizer uma jornada mais longa, compense dormindo e comendo bem
- Exercícios de respiração para se acalmar: inspire pelo nariz dilatando os músculos do abdômen. Expire contraindo os músculos


Além disso, vale lembrar sempre das dicas de ouro para a carreira e para a vida: 

- Cuide da sua alimentação, de forma saudável e nutritiva
- Pratique exercícios três vezes por semana
- Diversifique interesses – tenha passatempos
- Consulte seu médico, perante sinais ou sintomas de perturbação emocional.

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