AtaNews Publicidade 728x90
23/01/2020 às 10h12min - Atualizada em 23/01/2020 às 10h12min

Cresce o uso de painel solar em residências

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

A maioria das pessoas aproveita os dias ensolarados para curtir uma praia, piscina ou um passeio no parque. No entanto, esta não é a única utilidade encontrada nos raios solares: com a instalação do painel solar, muitas pessoas conseguem gerar energia elétrica.
 
O sistema de energia solar — do qual o painel solar faz parte — tem sido bastante utilizado não somente em residências como, também, em empresas dos mais diferentes segmentos. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 1,4% da matriz energética de 2018 era formada pela energia solar.
 
Mas por que a placa solar tem chamado tanto a atenção? Confira neste artigo.
 

Quais são os motivos para o crescente interesse em painel solar?

A energia solar possui diversas características que faz dela — e do painel solar, consequentemente — uma opção interessante para o fornecimento de energia. Veja abaixo quais são os principais motivos para incorporar essa mudança na maneira de receber energia elétrica.
 

Independência energética

Apesar de ser um status difícil de se alcançar, a utilização do gerador de energia solar pode trazer a independência energética. Sabe o que isso significa? Você estaria livre das oscilações do setor elétrico quando tem pouca água nos reservatórios, por exemplo.
 

Redução dos gastos com energia e retorno do investimento

Uma coisa é fato: o painel solar, cabos, inversor solar e demais componentes do sistema de energia solar pesam bastante no bolso. Só que esse gasto pode ser recuperado com a economia feita utilizando uma energia elétrica gerada pela captação dos raios solares.
 
É claro que esse retorno não acontece da noite para o dia: com o passar do tempo, a pessoa perceberá que gasta menos com o fornecimento elétrico. Se ela guardar o valor que pagava em energia elétrica, verá com os próprios olhos que o investimento não foi em vão.
 

Durabilidade do sistema de energia solar

Quem analisa o investimento total em um gerador de energia solar pode pensar: “Nossa, será que esse sistema vai durar muito tempo?”. E a resposta é: sim!
 
Em média, o painel solar e demais equipamentos do sistema de energia do sol duram mais de 30 anos. Ou seja: você, seus filhos e até mesmo seus netos poderão usufruir da energia gerada pelos raios solares. É possível estender ainda mais essa durabilidade fazendo manutenções recorrentes e mantendo os painéis solares limpos.
 

Preservação ambiental

Os impactos das ações do homem no meio ambiente estão cada vez mais alarmantes. O aumento do desmatamento e da emissão de gases nocivos são fatores que preocupam as pessoas em escala mundial.
 
Considerando que a energia elétrica atual é gerada pelo petróleo — um dos combustíveis fósseis que mais afetam o meio ambiente —, usar o painel solar é uma maneira de reduzir consideravelmente os danos à natureza. Dessa forma, as futuras gerações poderão viver em um mundo mais preservado utilizando um recurso energético natural e eficiente.
 
O painel solar pode ser encontrado em vários tipos e a utilização de cada um dependerá da demanda energética de cada residência. Para saber qual sistema de energia solar é o mais indicado para você, basta procurar uma distribuidora de qualidade e falar com um dos revendedores.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »