Pesquisa feita pelo LinkedIn (rede social corporativa) aponta os cargos com maior demanda para este ano de acordo com informações compartilhadas pelos usuários nos últimos cinco anos. As áreas ligadas a tecnologia dominam o levantamento, com destaque para mídias sociais e cibersegurança.
Das 15 profissões em alta para 2020, mapeadas pelo LinkedIn no Brasil, nove estão diretamente relacionadas à tecnologia da informação.
"Esperamos que essa lista seja um norte para as pessoas que estejam nessa transição ou ainda, no início da carreira", afirma Milton Beck, o diretor geral do LinkedIn para a América Latina.
O grande destaque da lista está por conta do cargo de gestor de mídias sociais assumir a liderança. Antes tratadas de forma amadora pelas empresas, o ambiente virtual hoje gera vendas, engaja usuários e ajuda na construção de marcas.
De acordo com dados do LinkedIn, a busca por profissional da área cresceu 122% entre 2015 e 2019.
Cargos em alta para 2020
Metodologia da pesquisa
O levantamento levou em consideração os dados públicos compartilhados pelos usuários brasileiros entre 2015 e 2019. A pesquisa já é realizada há alguns anos, mas essa foi a primeira vez que os números são apresentados apenas sobre o Brasil.
Foram identificados os cargos ocupados pelos usuários nos últimos anos e depois aplicada uma metodologia de identificação de cargos com maior movimentação. Por fim, foi feito um cálculo de crescimento cruzando o número de contratações e a taxa de crescimento de cada uma das áreas avaliadas.
Projeções para o futuro
Quem olhar essa lista de cargos deve observar a movimentação futura prevista para a área. Neste sentido, os profissionais que mexem com inteligência artificial e dados terão boas oportunidades em um futuro próximo.
O mesmo pode ser dito sobre o gerenciamento de redes sociais. As empresas já perceberam o potencial dessa mídia para o negócio e estão investindo pesado em atendimento e criação de conteúdo, não apenas em anúncios como acontecia no passado.
O futuro pode ser ainda promissor para quem trilhar os dois caminhos: entender de interação com o consumidor e fizer o cruzamento de dados para alimentar um sistema chatbot.
Com o uso de inteligência artificial, algumas empresas já começam a usar chatbot em call center, elevando o tempo disponível de atendimento para o consumidor, com jornadas de 24h por dia, todos os dias do ano.
Porém, para que isso funcione, é necessário um mapeamento completo das principais perguntas e respostas, identificação de cenários e principais canais de interação. Seja por chat ou voz, o primeiro nível de atendimento ao consumidor passará a ser feito por robôs, com a equipe humana usando melhor o tempo para elaborar estratégias de marketing de relacionamento e validações.
Alta demanda por motoristas
O surgimento dos aplicativos de transporte nos últimos anos junto com a chegada dos serviços de delivery de comidas e supermercado fez aumentar muito a demanda por motoristas profissionais.
O profissional que deseja se destacar na área deve entender bem de técnicas de negociação, ter um bom relacionamento com clientes e também ter facilidade de uso de aplicativos e ferramentas web. A demanda atual é alta também na área de logística, justamente por causa do crescimento do comércio eletrônico nacional.
Se você está no ensino médio e ainda não sabe qual a carreira que vai seguir, tente avaliar o potencial digital dela. Frequente também feiras e palestras para formatar bem a sua decisão sobre um curso superior, técnico ou bacharelado.
Porém, se você quer mudar de área profissional, a sugestão é que busque inicialmente um contato com alguém que atue na função desejada, questione os pontos fracos e fortes antes de tomar qualquer decisão. Alta demanda também indica alta cobrança, não necessariamente todos têm os perfis ideais para as diversas vagas.