20/01/2020 às 10h18min - Atualizada em 20/01/2020 às 10h18min

Tecnologia domina áreas promissoras para 2020

Mayk Souza
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Pesquisa feita pelo LinkedIn (rede social corporativa) aponta os cargos com maior demanda para este ano de acordo com informações compartilhadas pelos usuários nos últimos cinco anos. As áreas ligadas a tecnologia dominam o levantamento, com destaque para mídias sociais e cibersegurança.

Das 15 profissões em alta para 2020, mapeadas pelo LinkedIn no Brasil, nove estão diretamente relacionadas à tecnologia da informação.

"Esperamos que essa lista seja um norte para as pessoas que estejam nessa transição ou ainda, no início da carreira", afirma Milton Beck, o diretor geral do LinkedIn para a América Latina.

O grande destaque da lista está por conta do cargo de gestor de mídias sociais assumir a liderança. Antes tratadas de forma amadora pelas empresas, o ambiente virtual hoje gera vendas, engaja usuários e ajuda na construção de marcas.

De acordo com dados do LinkedIn, a busca por profissional da área cresceu 122% entre 2015 e 2019.
 

Cargos em alta para 2020

 

  1. Gestor(a) de mídias sociais
  2. Engenheiro(a) de cibersegurança
  3. Representante de vendas
  4. Especialista em sucesso do cliente
  5. Cientista de dados
  6. Engenheiro(a) de dados
  7. Especialista em Inteligência Artificial
  8. Programador(a) de JavaScript
  9. Investidor(a) Day Trader
  10. Motorista
  11. Consultor(a) de investimentos
  12. Assistente de mídias sociais
  13. Desenvolvedor(a) de plataforma Salesforce
  14. Recrutador(a) especialista em Tecnologia da Informação
  15. Coach de metodologia Agile

 

Metodologia da pesquisa

O levantamento levou em consideração os dados públicos compartilhados pelos usuários brasileiros entre 2015 e 2019. A pesquisa já é realizada há alguns anos, mas essa foi a primeira vez que os números são apresentados apenas sobre o Brasil.

Foram identificados os cargos ocupados pelos usuários nos últimos anos e depois aplicada uma metodologia de identificação de cargos com maior movimentação. Por fim, foi feito um cálculo de crescimento cruzando o número de contratações e a taxa de crescimento de cada uma das áreas avaliadas.

 

Projeções para o futuro

Quem olhar essa lista de cargos deve observar a movimentação futura prevista para a área. Neste sentido, os profissionais que mexem com inteligência artificial e dados terão boas oportunidades em um futuro próximo.

O mesmo pode ser dito sobre o gerenciamento de redes sociais. As empresas já perceberam o potencial dessa mídia para o negócio e estão investindo pesado em atendimento e criação de conteúdo, não apenas em anúncios como acontecia no passado.

O futuro pode ser ainda promissor para quem trilhar os dois caminhos: entender de interação com o consumidor e fizer o cruzamento de dados para alimentar um sistema chatbot.

Com o uso de inteligência artificial, algumas empresas já começam a usar chatbot em call center, elevando o tempo disponível de atendimento para o consumidor, com jornadas de 24h por dia, todos os dias do ano.

Porém, para que isso funcione, é necessário um mapeamento completo das principais perguntas e respostas, identificação de cenários e principais canais de interação. Seja por chat ou voz, o primeiro nível de atendimento ao consumidor passará a ser feito por robôs, com a equipe humana usando melhor o tempo para elaborar estratégias de marketing de relacionamento e validações.

 

Alta demanda por motoristas

O surgimento dos aplicativos de transporte nos últimos anos junto com a chegada dos serviços de delivery de comidas e supermercado fez aumentar muito a demanda por motoristas profissionais.

O profissional que deseja se destacar na área deve entender bem de técnicas de negociação, ter um bom relacionamento com clientes e também ter facilidade de uso de aplicativos e ferramentas web. A demanda atual é alta também na área de logística, justamente por causa do crescimento do comércio eletrônico nacional.

Se você está no ensino médio e ainda não sabe qual a carreira que vai seguir, tente avaliar o potencial digital dela. Frequente também feiras e palestras para formatar bem a sua decisão sobre um curso superior, técnico ou bacharelado.

Porém, se você quer mudar de área profissional, a sugestão é que busque inicialmente um contato com alguém que atue na função desejada, questione os pontos fracos e fortes antes de tomar qualquer decisão. Alta demanda também indica alta cobrança, não necessariamente todos têm os perfis ideais para as diversas vagas.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »