AtaNews Publicidade 728x90
20/12/2019 às 14h41min - Atualizada em 20/12/2019 às 14h41min

Ibama resgata 322 animais silvestres de cativeiro em SC

Animais eram mantidos em cativeiro irregular no interior de uma Unidade de Conservação (UC) em Itapema (SC)

ANDA
Foto: Ibama
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em parceria com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Polícia Militar Ambiental e Civil e órgãos locais, resgatou 322 animais silvestres mantidos em cativeiro irregular no interior de uma Unidade de Conservação (UC) em Itapema (SC).

A ação foi realizada na última sexta-feira (20). No local também foram encontrados uma carcaça de tatu, armamentos, munições e equipamentos de captura que evidenciam a prática de caça.

Cento e cinquenta passeriformes nativos recém-capturados foram devolvidos imediatamente à natureza. Entre as espécies encontradas durante a ação fiscalizatória havia corrupiões, tico-tico-rei-cinza, saíra, beija-flor, pixoxó, tiê-sangue e sabiá-cica.

A investigação aponta que a somatória das multas a serem aplicadas contra o responsável pelo cativeiro pode ultrapassar R$ 500 mil. A quantidade de animais ameaçados de extinção identificados no local e o funcionamento do cativeiro em uma UC são os principais agravantes.

Além das punições em âmbito administrativo, aplicadas pelo Ibama em razão de ilícitos ambientais, o infrator foi preso pela Polícia Civil por violência doméstica contra a esposa. A Operação Fauna ameaçada foi realizada nos municípios catarinenses de Florianópolis e Itapema.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »