AtaNews Publicidade 728x90
19/12/2019 às 16h17min - Atualizada em 19/12/2019 às 16h17min

Cuidados com os cabelos no verão: Saiba como tratar e proteger os fios durante o tempo mais quente e ensolarado

Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Divulgação

Neste ano o solstício do verão ocorrerá em 22 de dezembro - data em que, por si só, é suficiente para levantar discussões sobre os cuidados com a saúde, que vão desde o reforço na hidratação, à prevenção do câncer de pele. Mas nem todo mundo se dá conta de que algumas partes do nosso corpo também podem sofrer com o tempo mais quente, um exemplo disso são os cabelos. Ainda que suportem diretamente o impacto dos raios ultravioletas, os fios costumam passar despercebidos quando pensamos em nos proteger contra a luz solar.

De acordo com a visagista e hairstylist do salão de beleza Maison Rocha, Rosângela Rocha, a exposição excessiva ao sol desencadeia o aumento da oleosidade e porosidade dos fios, além da quebra, ressecamento e perda de brilho. “No caso de pessoas que usam coloração ou realizaram algum outro procedimento químico, essas alterações se tornam ainda mais visíveis”, destaca.  

Vale lembrar que cabelos menos pigmentados, como loiros e grisalhos, sofrem mais com o impacto do sol porque a melanina é a principal responsável pela proteção dos fios. Por esse motivo, quem opta pela descoloração deve estar atento e redobrar os cuidados. “Cremes de pentear com proteção solar são essenciais para manter os cabelos saudáveis e bonitos. O produto deve ser aplicado nos fios secos ou úmidos, mesmo em tempos nublados”, explica a profissional.

Mais frequentes no verão, a água do mar e o cloro da piscina também são grandes responsáveis pelo enfraquecimento dos fios. “Por isso é tão importante lavar os cabelos toda vez após um banho de mar ou piscina. Desta forma, você evita o acúmulo de sal e químicas, que podem causar sérios danos”, comenta Rosângela.

Outra dica importante da hairstylist é manter o couro cabeludo sempre limpo, especialmente em um período tão quente, afinal, o suor e a umidade são facilitadores para o surgimento de seborreia e caspa. Segundo Rosângela, parte dos cuidados principais inclui evitar o calor. Isso vai desde optar por água fria para lavar os cabelos até dispensar o uso do secador. 

Por fim, a hairstylist aponta para a importância de se investir em produtos que auxiliem na rotina diária. “Shampoos e condicionadores específicos, filtros solares, silicones e antioxidantes ajudam na proteção capilar. Sempre aconselho investir em um bom leave-in próprio para o verão, que contenha agentes hidratantes e nutritivos na fórmula e com proteção UVA/UVB. Esse tipo de finalizador cria uma blindagem efetiva dos fios, minimizando a agressão dos raios solares”, conclui.



 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »