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24/10/2019 às 16h50min - Atualizada em 24/10/2019 às 16h50min

Procon-SP orienta consumidores para compras na Black Friday

Especialistas visitam estações do Metrô, CPTM e shoppings; veja sete dicas da Fundação para evitar problemas

Governo do Estado de São Paulo
Especialistas em defesa do consumidor da Fundação Procon-SP, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, estarão nesta sexta-feira (25), entre 10 e 14 horas em estações do Metrô e da CTPM para orientar os consumidores sobre a Black Friday – evento em que estabelecimentos prometem descontos, realizado na última sexta-feira de novembro.

Os consumidores receberão orientações sobre a importância de pesquisar preços com antecedência, sobre como fazer denúncias em caso de oferta enganosa e aprender a reclamar seus direitos nos canais de atendimento do órgão.

Os especialistas estarão nas estações Ana Rosa, São Joaquim, Santo Amaro, São Paulo–Morumbi e Sé (do Metrô), e Pinheiro e Vila Olímpia (CPTM). No sábado (26), o Procon orientará os consumidores no Shopping Pamplona.

Na última semana, houve ações semelhantes nas estações Sé, Santana, Ana Rosa, Trianon–Masp, Palmeiras–Barra Funda, Corinthians–Itaquera, Vila Madalena, Santos–Imigrantes, Santo André e Tamanduateí, e também no shopping Pátio Higienópolis. As ações vão ocorrer até 22 de novembro. Para acompanhar o trabalho dos especialistas, siga a Fundação no Instagram, pelo @proconsp.

Sete dicas do Procon-SP:

Limite de gasto
Faça uma lista do produto ou serviço que precisa ou deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.

Entrega e troca
Observe o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.

Golpes virtuais
Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.

Compras online
Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.

Vitrines
Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.

Cancelamento
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).

Informações
Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.

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