AtaNews Publicidade 728x90
18/10/2019 às 15h11min - Atualizada em 18/10/2019 às 15h11min

Mais de 863 mil alunos da rede estadual de SP farão provas do Saeb 2019

Avaliação do Governo Federal compõe o principal indicador de educação do Brasil e ajuda a guiar as políticas públicas

Agência Brasil
Foto: Arquivo
Entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro, mais de 863 mil alunos da rede estadual de São Paulo farão as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A aplicação é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio da Fundação Cesgranrio.

A fundação é responsável por agendar os exames nas escolas durante o período, de forma que não atrapalhe o cronograma pedagógico. É imprescindível que os alunos participem das avaliações para que os resultados finais revelem o cenário real da aprendizagem.

Abrangência

Todos os alunos matriculados nos 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª séries do Ensino Médio das escolas públicas farão exames de Língua Portuguesa e Matemática.

A aplicação para os alunos das 2ª séries do Ensino Fundamental será amostral, ou seja, apenas uma parcela dos estudantes será selecionada para as avaliações de Língua Portuguesa e Matemática, assim como para as provas de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, cujas aplicações também serão amostrais para os alunos dos 9º anos do Ensino Fundamental.

Ideb

O Saeb é o sistema de avaliação nacional do Inep e substitui a chamada Prova Brasil. O resultado compõe o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador de educação pública do Brasil.

Os resultados da avaliação ajudam a retratar a realidade da educação de cada escola, município e Estado. Dessa forma, contribui, ainda, para direcionar a destinação de recursos e a implementação de políticas públicas.

Além dos testes cognitivos para cada área do conhecimento e componente curricular, os estudantes também respondem a questionários que traçam o perfil socioeconômico e cultural dos alunos e das famílias.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »