AtaNews Publicidade 728x90
24/09/2019 às 10h54min - Atualizada em 24/09/2019 às 10h54min

Em entrevista polêmica, Milton Nascimento declara que "música brasileira está uma merda"

Após repercussão, cantor amenizou declaração e citou jovens talentos

Folha de S. Paulo
Músico de 76 anos declarou ainda que anda triste demais com a vida para compor, mas que segue disposto a cantar
O cantor e compositor Milton Nascimento, 76 anos, fez algumas declarações fortes em  entrevista publicada neste domingo (22) no jornal Folha de S.Paulo pela colunista Monica Bergamo. Suas críticas foram à qualidade da música atual produzida no país.
 
— A música brasileira tá uma merda. As letras, então. Meu Deus do céu. Uma porcaria – opinou Milton. Emendando: — Não sei se o pessoal ficou mais burro, se não tem vontade (de cantar) sobre amizade ou algo que seja. Só sabem falar de bebida e a namorada que traiu. Ou do namorado que traiu. Sempre traição.

Milton, todavia, cita à colunista os nomes de Maria Gadú, Tiago Iorc e Criolo como músicos de que gosta na atual geração. A entrevista repercutiu neste domingo em redes sociais, mas sem contestações veementes. Milton Nascimento era o 19º assunto mais debatido no Twitter no Brasil no final de tarde de domingo (22).

Cinco horas depois de publicar uma foto da entrevista em seu perfil oficial no Instagram (@miltonbitucanascimento), a conta do músico fez uma segunda postagem amenizando o título da entrevista e citando outros nomes admiráveis, porém, na sua visão, fora do "mainstream do mercado nacional". Por isso não foram citados. Diz o texto: 
 
"Fora do contexto, o título de uma reportagem pode levar o leitor a conclusões equivocadas. A frase escolhida para a manchete da entrevista que Milton Nascimento deu à jornalista Monica Bergamo se refere exclusivamente à música feita no mainstream do mercado nacional, consumida pela massa. E só a ela. Justamente por isso, os únicos citados por ele como contra-exemplo foram Maria Gadú e Tiago Iorc, dois dos raros artistas talentosos que transitam nesse universo industrial. Bituca jamais se referiu à nova geração brasileira que, à parte do mainstream musical, tem construído a melhor música desse novo tempo."


Prestes a receber um prêmio da União Brasileira dos Compositores, Milton comenta ainda que não anda "com muita vontade de compor" por estar "meio triste com a vida":

— Não com a minha vida, mas com o geral. Quero acreditar, mas não acredito muito no mundo. Principalmente na burrice, na política. Para compor não tenho tido inspiração, não — disse Milton à colunista.

O músico conta ainda que foi incentivado a não deixar de cantar pelo ex-presidente uruguaio, José Mujica.

Ex-presidente uruguaio, José Mujica.


— Uma hora ele perguntou para mim: 'Como está a política no Brasil?' Eu falei: 'Tá uma merda. Dá vontade até de parar de tocar'. Ele respondeu: 'Não. Nunca pare de cantar. Porque a música é a coisa que pode salvar o mundo' — contou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »