AtaNews Publicidade 728x90
20/09/2019 às 11h43min - Atualizada em 20/09/2019 às 11h43min

Black Friday: vale negociar suas dívidas e ter mais limite para gastar?

Tecmundo
Foto: Divulgação
A Black Friday é uma das principais datas para fazer compras e muitos aguardam a sua chegada ansiosamente. Esse é um fenômeno muito comum nos Estados Unidos e que está se tornando cada vez mais famoso no Brasil.

Nessa data, geralmente a última sexta feira de novembro, as lojas oferecem promoções significativas e as pessoas aproveitam para esvaziar o seu carrinho de compras, preferencialmente em algumas vezes sem juros.

Nesse sentido, os cartões de crédito podem ser excelentes aliados, porém para aproveitar ao máximo seus benefícios é preciso estar livre de dívidas, o que nem sempre é uma tarefa fácil.

No Brasil, cerca de 30% das dívidas da população são justamente por causa dos cartões de crédito, mas mesmo que você esteja nesse grupo ainda dá tempo de se organizar e se preparar para a Black Friday!

Vale a pena renegociar suas dívidas agora?

Essa é uma dúvida muito comum entre aqueles que possuem algum tipo de dívida no cartão de crédito e a resposta é: sim!

O quanto antes você renegociar suas dívidas melhor, principalmente considerando que a Black Friday está se aproximando. Basicamente, colocando suas contas em dia você consegue se organizar e ir pagando-as, liberando assim mais limite para gastar com as promoções.

Porém, é preciso se atentar a alguns pontos importantes para fazer isso da maneira adequada e sem criar mais dívidas difíceis de pagar.

Como negociar suas dívidas antes da Black Friday

Antes de pensar em gastar mais no seu cartão de crédito é preciso que você resolva as contas já existentes neles.

Em primeiro lugar é preciso conhecer em detalhes a sua dívida e quais as formas de negociação oferecidas pelo seu banco. Muitas pessoas se confundem e, por exemplo, optam por pagar o mínimo da fatura acabam acumulando mais juros, aumentando o valor final.

O ideal é entrar em contato com seu banco para pagar em parcelas fixas, com o mínimo de juros possível. Também é importante nunca aceitar a primeira proposta oferecida, esperando e negociando um desconto maior.

Uma vez negociada, o próximo passo é justamente pagar essa dívida. Pague sempre o valor cheio da fatura, evitando mais juros, e evite ao máximo gastar no seu cartão durante esse período.

Como evitar problemas pagando sua dívida e comprando durante a Black Friday?

Gastar o seu cartão de crédito sem controle pode acabar acumulando dívidas e formando uma bola de neve na sua vida financeira, o que pode se tornar algo difícil de controlar.

Na hora de negociar sua dívida e inclusive ao comprar algo durante a Black Friday, tenha em mente que o valor das suas parcelas no cartão deve corresponder a, no máximo, 30% dos seus ganhos mensais.

Com isso em mente, você evita comprometer o seu orçamento e suas contas básicas do dia a dia. Além disso, evite gastar em geral, comprando apenas o necessário e guardando o dinheiro que sobrar. Isso vale também para a própria Black Friday. Aproveite o dia de promoções para comprar apenas o que está precisando!

Negociei! E agora?

Você conseguiu negociar sua dívida levanto em consideração os pontos citados? Ótimo!

Agora, durante a Black Friday, é muito importante gastar com consciência. Tome cuidado para os valores das suas parcelas não comprometerem o restante do seu orçamento e procure comprar apenas aquilo que é necessário. Afinal não é só porque algo está barato que você precisa comprar.

Preste atenção na hora que for comprar parcelado também, procure conhecer as condições gerais de parcelamento, tanto do seu cartão quanto da loja em questão. Isso inclui os juros, a quantidade de parcelas e também o modo de parcelamento.
 
Levando em consideração essas dicas, agora pode ser uma excelente hora para negociar suas dívidas no cartão de crédito e para começar a se preparar para a Black Friday!

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »