AtaNews Publicidade 728x90
11/09/2019 às 09h56min - Atualizada em 11/09/2019 às 09h56min

Projeto Museu Digital Documental promove oficina

Micheli Amorim
Assessoria de Imprensa
idealizadora do projeto Angela Liberatti. ( Foto: Divulgação)
Estão abertas as inscrições para a "Oficina de Conservação e Tratamento de Documentos Escritos em Suporte de Papel", que será realizada no sábado, dia 14. A atividade é gratuita e será desenvolvida das 14h30 às 16h30, na Biblioteca Municipal Rubens do Amaral, localizada na Rua Armando Sales de Oliveira, s/n.

A oficina será ministrada pela bibliotecária Isabela Pereira Rego e faz parte da programação do projeto "Museu Documental Digital de Araçatuba", desenvolvido pela historiadora e cientista política Angela Inês Liberatti.

"Será como um bate-papo, em que abordaremos sobre gestão de documentos, planos de conservação, cuidados preventivos, organização, classificação e análise documental. O assunto é de fundamental importância, porque através da preservação torna-se mais fácil a disponibilização à sociedade, e assim, que ela tenha acesso a esses documentos e conhecimentos históricos", explica Isabela.

As inscrições devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/21fzEaRALWECJxiD7

O projeto foi um dos selecionados no edital nº 01/2019 "Apoio a Projetos de Formação, Preservação e Fomento Cultural – Proac Municípios", pela Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba, na categoria "Preservação de Acervos Museológicos". O Proac é um programa de investimento direto do Estado de São Paulo, em projetos culturais, através de concursos regulamentados na forma de editais.

O "Museu Documental Digital de Araçatuba" visa constituir um acervo digital de documentos da história de Araçatuba, para facilitar a pesquisa por parte de pesquisadores ou qualquer pessoa da sociedade.

Dentre os documentos guardados estão correspondências da Estrada de Ferro, da Revolução de 1932 e documentos de manifestação da sociedade, como por exemplo abaixo-assinados e requerimentos.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »