AtaNews Publicidade 728x90
16/08/2019 às 11h39min - Atualizada em 16/08/2019 às 11h39min

Instagram vai permitir que usuários denunciem conteúdos falsos

A princípio, recurso estará disponível somente nos EUA e é uma medida preventiva contra informações e imagens falsas

Olhar Digital
Na guerra contra as fake news, o Instagram adicionou uma opção para os usuários relatarem postagens que eles considerem falsas. O site, de propriedade do Facebook, relacionou a decisão à uma tentativa de conter a desinformação e outros abusos. Os resultados classificados como falsos serão removidos de seções em que os usuários procuram novos conteúdos, como a guia “explorar” e os resultados de pesquisa por hashtag.

O Facebook tem 54 parceiros de verificação de fatos trabalhando em 42 idiomas, mas, por enquanto, o programa no Instagram está sendo implementado apenas nos EUA. "Este é um passo inicial à medida que trabalhamos em direção a uma abordagem mais abrangente para combater a desinformação", disse Stephanie Otway, porta-voz da empresa no Facebook.

A publicação de informações falsas não é proibida em nenhum dos serviços de mídia social do Facebook, mas a empresa está tomando medidas para limitar o alcance de conteúdos imprecisos e avisar os usuários sobre reclamações contestadas.

O Facebook começou a usar a detecção de imagens no Instagram em maio para encontrar conteúdo em seu aplicativo principal e também expandiu seu programa de verificação de fatos o Instagram. Essa rede social tem sido poupada do escândalo associado à sua empresa-mãe, que está na mira dos reguladores sobre as tentativas russas de espalhar informações falsas em torno da eleição presidencial dos EUA em 2016.

No entanto, um relatório independente encomendado pelo comitê do Senado sobre inteligência descobriu que o Instagram talvez fosse a plataforma "mais eficaz" para os russos que tentam espalhar informações falsas sobre o processo eleitoral.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »