Foto: Livekindly O comercial, exibido em seis mercados dos EUA, destaca a campanha “
Milk Life” e protesta contra a indústria de
laticínios. Com o título “# Switch4Good” (Troque para sempre) a campanha enfatiza atletas olímpicos que não consomem laticínios para melhorar sua performance.
“Eu fiz isso e fiquei mais forte”, diz o levantador de peso olímpico dos EUA Kendrick Farris nos primeiros segundos do vídeo.
“Eu fiz isso pelo meu desempenho atlético e funcionou”, afirma Kara Lang, da equipe olímpica de futebol do ano de 2008.
A ideia da campanha foi de Dotsie Bausch, uma ciclista olímpica que conquistou a medalha de prata, foi sete vezes campeã nacional dos EUA, ex-recordista mundial e duas vezes vencedora do ouro pan-americano. Ela viu a campanha
“Milk Life” promovendo os laticínios como necessários para o êxito de atletas, informa o Livekindly.
“Eu estava sentada no sofá assistindo às competições olímpicas uma noite e o comercial ‘Milk Life’ apareceu. Soube que eu tinha agir e apresentar a verdade, não apenas sobre os imensos perigos de beber leite de vaca, mas sobre a realidade que está por trás da nutrição para mim e para outros olímpicos”, conta.
Bausch certamente não está sozinho. Juntamente com Farris e Lang, ela conseguiu o apoio de Seba Johnson, a primeira mulher negra a esquiar nas Olimpíadas que nunca bebeu leite; Malachi Davis, um velocista olímpico de 2004 que disse que quando parou de beber leite, imediatamente aumentou sua velocidade; e Rebecca Soni, seis vezes vencedora da medalha olímpica, que diz que ela desistiu dos laticínios para “
recuperar” sua vida. Todos dizem à câmera que estão
“orgulhosos de estar livres dos laticínios”. O comercial ocorre quando o mais recente filme do diretor Psihoyos,
“The Game Changers” estreia no Sundance e no Festival de Cinema de Berlim. O filme acompanha James Wilks, treinador das forças especiais de elite, enquanto ele tenta compreender a relação entre desempenho atlético e os produtos de origem animal. Atletas veganos surgem no filme para desconstruir mito de que a carne é necessária para eles.
“Acredito que temos um dever como sociedade de dizer a verdade, principalmente quando a verdade está sendo manipulada”, diz Bausch.
Para Bausch, é importante compartilhar a campanha devido aos
“verdadeiros benefícios associados à mudança para um estilo de vida à base de vegetais e não laticínios”. Transmitido em seis mercados dos EUA durante as cerimônias de encerramento (Nova York, Los Angeles, Chicago, DC, San Francisco e Dallas), o vídeo de 30 segundos também foi transmitido durante os jornais noturnos e em três mercados adicionais (Boston, San Diego, Miami).