AtaNews Publicidade 728x90
23/07/2019 às 11h18min - Atualizada em 23/07/2019 às 11h18min

Como recuperar sua CNH cassada

Perdeu a carteira e quer voltar a dirigir? Acompanhe o texto e descubra como recuperar sua CNH cassada.

Jeniffer Elaina
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação

Recuperar a CNH cassada é um processo que exige, basicamente, paciência. Não só porque ele é demorado, mas porque o condutor precisa passar por um processo de reciclagem. Repetir um curso para a condução, já realizado antes, pode ser incômodo para muitos motoristas.

Apesar do incômodo, porém, o curso de reciclagem é parte essencial no processo para a recuperar a carteira. Afinal de contas, a cassação da autorização para dirigir acontece quando o condutor desrespeita as leis de trânsito de forma contínua. Logo, o Detran entende que este motorista não conhece muito bem as leis e, por isso, precisa estudá-las novamente.

São três os casos em que a CNH pode ser cassada. Primeiro, quando há reincidência em uma infração grave em menos de um ano. Nesse grupo de infrações, podemos incluir a direção após o consumo de bebidas alcoólicas, manobras perigosas e a disputa de rachas. Assim como entregar a direção para pessoa não autorizada.

Uma CNH também pode ser cassada quando o indivíduo tem sua habilitação suspensa, mas continua dirigindo. 

Já a terceira razão para a suspensão é a condenação judicial por um delito de trânsito, como a omissão de socorro.

Quando a CNH é cassada, o motorista fica proibido de dirigir por 2 anos. Após esse período, ele pode realizar curso para recuperação da habilitação.

Vale lembrar que estando sem a CNH não é possível contratar um seguro auto, já que você deve estar com a habilitação em dia para fazer isso. Nesse caso precisará contratar um seguro auto em nome de outra pessoa.

Porém, como nem todas as seguradoras facilitam essa contratação em nome de terceiros, é mais fácil não ter a CNH ou cassada ou então ficar atento para saber como recuperar a sua.

Passo a passo para recuperar a CNH cassada

Antes de iniciar recuperar a CNH cassada, o motorista pode tentar evitar a sua cassação. Neste caso, são duas as possibilidades: recorrer no processo judicial em que ele foi condenado, e recorrer nas multas aplicadas por infrações recorrentes. Em ambos os casos, o motorista pode obter decisão favorável e continuar a conduzir normalmente.

Agora, se a sua CNH já foi cassada, será preciso obter uma nova reabilitação. É importante destacar esse ponto: a cassação dá fim à validade da carteira para sempre. O que o condutor pode fazer é pleitear uma nova habilitação, realizando novamente quase todo o processo necessário para obter a CNH.

Então, ao citarmos o curso de reciclagem no início deste texto, não nos referimos à versão mais curta do curso. Na verdade, as poucas aulas para a reciclagem são suficientes apenas para casos de careira suspensa.  Já para a CNH cassada, o processo é mais completo. Listamos o seu passo a passo a ser seguido pelo motorista.

  • Procurar por uma autoescola (após dois anos de suspensão da CNH);
  • Realizar o curso de reciclagem para a condução;
  • Realizar exame de aptidão física e mental;
  • Fazer exame de avaliação psicológica;
  • Realizar exame teórico técnico;
  • Passar por exame prático de direção veicular.

Para reaver a carteira, também é necessário pagar algumas taxas. Não apenas para o curso de reabilitação, mas também relacionadas a taxas administrativas do Detran. Vale a pena consultar os valores antes de iniciar o processo necessário para reaver a CNH.

Pronto! Agora você já sabe como recuperar sua CNH cassada. Para mais informações, acesse o site do Detran e consulte a categoria relacionada à habilitação.
 

Por Jeniffer Elaina, do SeguroAuto.org


 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »