AtaNews Publicidade 728x90
22/07/2019 às 10h47min - Atualizada em 22/07/2019 às 10h47min

Quais os benefícios de adotar um cachorro

Lucas Almeida
Assessoria de Imprensa, Gear SEO
Foto: Divulgação
Eles são leais e extremamente companheiros, não à toa, são considerados os melhores amigos do homem. Às vezes fazem as suas estripulias, mas a quantidade de amor que eles têm para dar é muito maior do que qualquer bagunça que façam.
 
Identificou de qual pet estamos falando? Dos cães, é claro!
 
Se você está pensando em ter um deles em casa, já considerou adotar um pet? Segundo algumas pesquisas de comportamento, os tutores de cachorros adotam com menos frequência do que os donos de gato, por exemplo.
 
Isso acontece principalmente porque existem certas preferências por raças de cachorro que, geralmente, não estão disponíveis para a adoção. Ou, até estão, mas em menor quantidade, o que acaba inibindo a procura dos tutores.
 
Desconhece o processo de adoção? Não faz a menor ideia de quão importante é adotar um cãozinho sem lar ao invés de comprar um? Esta matéria é para você!

Dados sobre os cães no Brasil

 

No Brasil, nós não temos um censo amplo sobre os animais de estimação. O que se sabe são dados mais genéricos sobre a quantidade estimada de pets nos lares brasileiros.

 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2013, o país tinha 52,2 milhões de cães e 22,1 milhões de gatos.

 

Mas ainda não existem dados precisos sobre a quantidade de animais que não têm moradia, que vivem nas ruas ou em abrigos provisórios, como as ONG’s de proteção animal.

 

É claro que essa seria uma tarefa hercúlea, mas seria um importante passo para dimensionar o tamanho do problema dos animais abandonados no país. 

Por que adotar é tão legal

 

Nunca adotou um cãozinho? Pois saiba que você está deixando de viver um dos momentos mais transformadores da vida de qualquer tutor.

Não há tantos custos

 

Se você é uma pessoa econômica, um dos grandes motivos para adotar um cãozinho é que não há custos iniciais para o tutor.

 

Geralmente, e dependendo da idade, as ONG’s já deixam o animal vacinado e vermifugado. Também dão banhos e fazem a tosa. Muitos já têm coleiras e brinquedos.

 

Além disso, o tutor não precisa pagar para ter a companhia do bichinho. Aliás, as ONG’s de proteção animal que promovem feiras de adoção querem, justamente, incentivar o fim da compra de cachorros.

 

Isso, porque muitos filhotes “de raça” nascem em condições adversas e têm, por exemplo, um menor período de desmama. As fêmeas também podem sofrer muito no processo de gestação dos filhotes.

Cães SRD são muito resistentes e espertos
 

Muitas vezes, os possíveis tutores têm receio de adotar um cãozinho porque, geralmente, são animais Sem Raça Definida (SRD) que, popularmente, são chamados de vira-latas.

 

Além de ser um preconceito bobo, é também infundado, pois estes cães são muito resistentes, isto é, eles são menos suscetíveis a diversas doenças comuns em algumas raças famosas.

 

Os vira-latas também são muito espertos e inteligentes e podem aprender, por exemplo, truques como pegar a bolinha, dar a pata, deitar e rolar. Basta que o tutor tenha paciência e amor em ensinar-lhes.

Podem ser mais disciplinados
 

Outro bom motivo para adotar um cãozinho, é que ele pode ser muito mais disciplinado do que um cão que foi comprado. Isso acontece, principalmente, com animais que passaram um período na rua ou em situações precárias.

 

Eles tendem a pegar mais rápido o comportamento que o dono deseja, justamente, para não os incomodar ou estressar o tutor. 

O amor é redobrado

 

É claro que não há nenhum estudo sobre isso, mas os testemunhos de quem adota, geralmente, são no sentido de mostrar que os cachorros acolhidos são muito mais amorosos do que os comprados ou doados.  

 

Isso, porque o pet que está nesta situação de adoção, certamente, já passou por alguns momentos difíceis. Muitos são resgatados da rua ou de condições muito precárias. Essas experiências são marcantes para os cães e eles ficam ávidos por alguém que lhes dê atenção, carinho e amor. 

 

É claro que independentemente da origem, o cachorro vai desenvolver um sentimento de afeto muito intenso por seu dono. Mas é diferente com os animais adotados. É como se eles tivessem uma gratidão ainda maior pelo tutor que o escolheu, resgatou e acolheu.

 

Quer sentir esse amor incondicional e, ainda por cima, em dobro? Agora é só procurar uma ONG de proteção animal e viver essa grande jornada que é adotar um pet.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »