AtaNews Publicidade 728x90
17/07/2019 às 16h13min - Atualizada em 17/07/2019 às 16h13min

Coletivo de mulheres artistas estreia seu primeiro espetáculo nesta sexta, 19

Manas no Coletivo apresenta "Não Tem Véu, Nem Réu, Tem Revolução!" no Centro Cultural Vasco, em São José do Rio Preto/SP, às 19h e 21h,  com entrada gratuita, trazendo perspectivas pouco exploradas sobre ser mulher

Graziela Delalibera
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Coletivo teatral formado por mulheres, o Manas no Coletivo estreia nesta sexta-feira (19/7), em São José do Rio Preto/SP, sua cidade-sede, seu primeiro espetáculo, "Não Tem Véu, Nem Réu, Tem Revolução!". A apresentação será no Centro Cultural Vasco, em duas sessões gratuitas, às 19h e 21h. Antes das apresentações, a partir das 18h, o público poderá conferir a exposição "Expostas", de Elissa Pomponio, que retrata o processo de criação da peça.
 
Com direção de Luciana Ramin, texto de Ana Roxo, e no elenco Amine Boccardo, Carolina Campos, Fabiana Pezzotti, Lila Santiago e Thais Benites, a montagem foi viabilizada pelo Prêmio Nelson Seixas 2018, na modalidade Teatro - Produção e Circulação, da Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O espetáculo propõe uma reflexão sobre como o sistema insiste em confinar as mulheres a um padrão social machista e oferece angulações e perspectivas pouco ou nada exploradas sobre ser mulher.
 
O grupo parte da afirmação de que a mulher pode ocupar todos os espaços que ela quiser para criar um espetáculo composto por histórias que se cruzam e traçam a trajetória de várias mulheres e seus enfrentamentos diários. Inspirada em experiências pessoais e sociais, colhidas durante as pesquisas do grupo, a obra apresenta-se como um grito que rompe o silêncio e abre caminho para uma sociedade mais justa.
 
A cenografia é de Flávio Racy e remete a um armário antigo que dialoga com a dinâmica da dramaturgia. Os figurinos são assinados por Isaac Ruy, que lança mão de elementos do vestuário masculino para que sejam desconstruídos em cena.
 
Parcerias
 
Buscando trazer para a cena temáticas, estéticas e processos de criação pautados pela perspectiva feminina, o Manas no Coletivo tem suas práticas alicerçadas em diversas parcerias artísticas. Além da artista cênica visual e socióloga Luciana Ramin (rio-pretense radicada em São Paulo) para a direção, o grupo convidou para a criação do texto a dramaturga, escritora e roteirista Ana Roxo, indicada ao Prêmio Shell 2012 como melhor autora, pela peça "Cabeça de Papelão", e que desde 2016 possui o canal no YouTube "O Mundo Segundo Ana Roxo". Na primeira fase do processo de criação, o coletivo contou ainda com a colaboração das artistas Tânia Alonso, Adriana Justo, Cibele Sampaio, Mari Rosa e Vanessa Cornélio.
 
Trajetória
 
Recentemente, o Manas no Coletivo integrou a programação da edição 2019 do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto-SP (FIT Rio Preto), encerrada no dia 13 de julho. O grupo foi selecionado na categoria Cena Rio Preto, no Módulo B - Obras Abertas à Provocação, destinado a espetáculos em processo ou já finalizados, que recebem a contribuição de um artista convidado para reflexões críticas e exercícios da prática teatral, com apresentação de uma intervenção artística dentro da programação.
 
A ideia do espetáculo "Não Tem Véu, Nem Réu, Tem Revolução!" nasceu a partir do encontro de parte do elenco no espetáculo argentino "Todo lo que esta a mi lado", que selecionou sete atrizes rio-pretenses para suas apresentações no FIT Rio Preto 2018.
 
Dentro do processo de construção da montagem, o coletivo também participou, pelo projeto Laboratório Cênico, do Sesc Rio Preto, da oficina "Mulheres no Teatro", conduzida pela atriz Quitéria Kelly, do Grupo Carmin, de Natal (RN), que dirigiu o premiado espetáculo "A Invenção do Nordeste".
 
 
Sinopse
"Qual é o lugar da mulher?" Todos! É a partir dessa pergunta que segue com essa afirmação que o Manas do Coletivo cria o espetáculo composto por histórias que se cruzam e traçam a trajetória de várias mulheres e seus enfrentamentos diários. Um grito que rompe o silêncio e abre caminho para uma sociedade mais justa.
 
Ficha técnica
Texto: Ana Roxo
Direção: Luciana Ramin
Atrizes: Amine Boccardo, Carolina Campos, Fabiana Pezzotti, Lila Santiago e Thais Benites
Vídeo mapping: Elissa Pomponio
Operação de som: Thais Benites
Operação de luz: Suria Amanda
Figurino: Isaac Ruy
Cenografia: Flávio Racy
Produção: Fabiana Pezzotti
Psicodramatista: Jéssica Oliveira
Assessoria de imprensa: Grazi Delalibera
Oficina de orientação Mulheres no Teatro: Quitéria Kelly (Grupo Carmin)
Colaboração na primeira fase do processo criativo: Tânia Alonso, Adriana Justo, Cibele Sampaio, Mari Rosa e Vanessa Cornélio
Fomento: Prêmio Nelson Seixas
 
Serviço:
Espetáculo "Não Tem Véu, Nem Réu, Tem Revolução!", do Manas no Coletivo
Dia 19/7, sexta-feira, com sessões 19h e 21h, no Centro Cultural Vasco. Endereço: Rua São João, 1840 – Boa Vista – São José do Rio Preto/SP.
Entrada gratuita. Classificação indicativa: 14 anos. Duração: 50 minutos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »