AtaNews Publicidade 728x90
17/07/2019 às 10h08min - Atualizada em 17/07/2019 às 10h08min

Preparativos estão na reta final para o primeiro Campeonato Nacional do Quarto de Milha em Araçatuba

Primeiro evento da ABQM na cidade começa no sábado e vai até o dia 28, no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado

Marcelo Teixeira
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Corta, carrega, encaixa, martela, parafusa, rosqueia, monta. É frenético o ritmo dos trabalhadores que estão levantando estandes e estruturas no recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, para o 42º Campeonato Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha), o primeiro evento da entidade que será realizado em Araçatuba (SP). Chama a atenção o complexo esportivo equestre, que conta com três arenas de 6 mil m2 cada uma, assim como assim como o número de estandes, nos quais parceiros comerciais da entidade, que somam quase 400 empresas de produtos e insumos relacionados às atividades equestres, moda country, veículos, maquinários agrícolas, entre outros –, o que representa crescimento de 152% no número de expositores, além de um aumento de 400% em patrocínios oficiais.
 
O presidente do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) destaca também os dois bosques, que foram revitalizados. Nesta terça-feira (16), as árvores ganharam placas de identificação. "Além disso, fizemos calçadas no meio dos bosques, dividindo o local em seis quadrantes, e vamos também colocar bancos, para que o público utilize o lugar como espaço de convivência. Queremos oferecer aos visitantes do recinto uma área acolhedora e com um forte componente de educação ambiental". Um dos espaços chama-se Bosque do Centenário, foi criado em 2008 (ano em que Araçatuba completou um século de fundação), e o outro, Bosque do Cinquentenário da Expô, inaugurado no ano seguinte. Juntos, os bosques ocupam uma área de aproximadamente meio hectare (5 mil m2), e contam com mais de 400 árvores de várias espécies.
 
Coletiva e novidades
 
Nessa quarta-feira (17), a ABQM está realizando a  coletiva de imprensa no auditório do para apresentar o evento. Na ocasião, representantes da associação vão falar sobre as novidades na programação, o crescimento de 152% no número de expositores, o sucesso de conjuntos inscritos na competição – que somaram mais de 8,9 mil inscrições –, entre outros assuntos. Sergio Ricardo, superintendente da ABQM, Daniel Costardi, consultor da ABQM, Selly Sayed, gerente de Marketing e Eventos, e Henrique Campana, gerente de Esportes, representarão a entidade. Pelo SIRAN participarão o presidente Fábio Brancato e o diretor João Mário Geralde.
 
De 20 a 28 de julho, a ABQM promoverá o 42º Campeonato Nacional da raça Quarto de Milha, e espera público diário de 5 mil pessoas no recinto. A entrada é gratuita. De acordo com a associação, esse será o maior Campeonato Nacional da história da entidade. Foram apuradas 8.935 inscrições para as 18 modalidades que serão disputadas em quatro arenas. Em pista, 2.218 cavalos e 1.322 atletas buscarão o almejado título de campeão nacional, além de prêmios que somam mais de R$ 1 milhão. Negócios também serão feitos com a comercialização de aproximadamente 350 cavalos em nove leilões, que devem arrecadar cerca de R$ 15 milhões, com a venda de exemplares da raça Quarto de Milha.
       
Entre as novidades do evento, destaque para a festa de comemoração dos 50 anos da ABQM, no dia 21/07, às 20h, no tatersal de leilões. Haverá também, no dia 22/07, uma cerimônia de inauguração oficial das arenas, que ocorrerá no auditório do recinto e contará com a presença de autoridades de várias regiões do país. O Nacional também terá como atração o Arraial da EQUO, no dia 24/07, na Arena de Conformação. Trata-se de uma festa julina para angariar fundos para o EquoABQM, que apoia sete centros de equoterapia em três estados brasileiros. Parte do valor será destinada ao protejo e a outra para 10 instituições filantrópicas de Araçatuba.


 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »