AtaNews Publicidade 728x90
13/06/2019 às 15h59min - Atualizada em 13/06/2019 às 15h59min

Birigui recebe pela primeira vez o EPMi Noroeste

Evento gratuito acontecerá no Sesc e contará com atividades relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus

Lisiane Marques
Assessoria de Imprensa

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e a ACAM Portinari Organização Social de Cultura, realizam, nos dias 26 e 27 de junho, no SESC Birigui, o Encontro Paulista de Museus itinerante Noroeste (EPMi Noroeste).

“Depois de dez anos ininterruptos de sucesso na Capital, decidimos ampliar o alcance do Encontro Paulista de Museus, tornando o evento itinerante e, assim, capaz de atender todas as regiões paulistas. Isso fortalece a articulação do SISEM-SP com os museus e facilita o acesso das pequenas e médias instituições às políticas públicas e ferramentas de qualificação, como o Cadastro Estadual de Museus (CEM-SP)”, observa o diretor do Grupo Técnico de Coordenação do SISEM-SP, Davidson Kaseker

Conferências, mesas de trocas de experiências e oficinas relacionadas à gestão, governança, infraestrutura e segurança em museus fazem parte da programação do evento, que está com inscrições abertas até as 17h do dia 19 de junho, pelo site www.sisemsp.org.br/epm/

Os interessados em participar das oficinas gratuitas, além de já estarem inscritos para o primeiro dia de atividades do EPMi Noroeste, também devem escolher uma das opções disponíveis de temas e se inscrever por meio da plataforma do SISEM-SP (https://cem.sisemsp.org.br). É importante lembrar que os participantes poderão se inscrever em apenas um dos temas propostos e que, caso tenham optado por duas ou mais oficinas, eles serão aleatoriamente remanejados sem opção de troca. Ao todo, são oferecidas 30 vagas para cada oficina. Caso haja vagas remanescentes, a lista de espera será liberada no evento, 15 minutos antes do início das atividades.

O EPMi Noroeste é o terceiro de uma série de encontros a serem feitos ao longo do ano em seis macrorregiões paulistas com o intuito de promover debates sobre políticas públicas e temas de interesse das instituições museológicas brasileiras, bem como ampliar a rede de colaboração e de interlocução dos museus paulistas. A cidade de Birigui foi escolhida para sediar o evento por sua localização estratégica, pois está no ponto central da macrorregião Noroeste, que envolve 219 municípios das regiões de Araçatuba, Presidente Prudente, Marília e São José do Rio Preto.

EPMi

A proposta de se criar a versão itinerante do EPM surgiu após a análise dos dados sobre as inscrições realizadas nos Encontros Paulistas de Museus no período de 2011 a 2017.  Observou-se que, do total de inscritos, 65% provinham da Região Metropolitana de São Paulo. Assim, o EPMi foi concebido para atingir um público de profissionais de museus mais amplo, facilitando-lhes o acesso ao evitar deslocamentos maiores.

SISEM-SP

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado.

ACAM Portinari

Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã) e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

SERVIÇO

Encontro Paulista de Museus itinerante Noroeste (EPMi Noroeste)

Quando: 26 e 27 de junho

Onde: SESC Birigui

Endereço: Rua Manoel Domingos Ventura, 121 – Vila Xavier – Birigui/SP

Inscrições: www.cem.sisemsp.org.br

Gratuito


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »