Quarenta agentes comunitários de saúde e de combate a endemias vão percorrer residências, comércios e terrenos baldios eliminando potenciais criadouros e orientando os moradores sobre as medidas diárias necessárias para evitar a proliferação do mosquito. O arrastão conta com o apoio da Secretaria de Serviços Públicos no recolhimento de materiais inservíveis retirados dos imóveis.
AÇÕES EMERGENCIAIS
O trabalho integra as ações emergenciais de prevenção e combate ao mosquito, iniciada no dia 14. “O mutirão é feito para orientar o morador a não deixar recipientes com água parada e para que possamos diminuir o índice de infestação do mosquito de forma rápida”, explicou o educador de saúde do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) Marco Antônio Sanchez.
Nesta sexta-feira, os profissionais da saúde concluíram o mutirão nos bairros Parque São Vicente, Vila Guarujá e Vila Germano. Nesta semana, outros bairros da mesma região foram percorridos: Jardim Bolelli, Bosque da Saúde 1 e 2, Jardim São Cristovão, Perdizes, Jardim Sumaré, Village Dhama, Vila Staff e Jardim Santa Izabel.
Além dos mutirões, foi intensificado também o monitoramento regular dos pontos estratégicos e imóveis especiais, como escolas, hospitais, ferros-velhos, borracharias, entre outros locais. A equipe do IEC (Informação, Educação e Comunicação) do CCVZ realiza ainda trabalhos educativos nas unidades escolares, visando alertar as crianças sobre os perigos da dengue e demais doenças.