AtaNews Publicidade 728x90
06/06/2019 às 11h56min - Atualizada em 06/06/2019 às 11h56min

12º Mutirão do Lixo Eletrônico ocorrerá neste sábado em Prudente

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A 12ª edição do Mutirão do Lixo Eletrônico ocorrerá neste sábado (8/06) no Parque do Povo de Presidente Prudente, das 8h às 16h. A ação é realizada pelo Governo Municipal de Presidente Prudente através da Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação) e parceiros.

O projeto segue os moldes de anos anteriores, com as ações em dois lugares, além do Parque do Povo, o evento ocorre simultaneamente no bairro Ana Jacinta, das 9h às 13h. O caminhão para recolhimento fica ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).

Já na véspera do mutirão, na sexta-feira (7/06), um caminhão percorrerá as praças dos distritos. No período da manhã, a partir das 8h passará por Ameliópolis Eneida, Floresta do Sul e finalizando no período da tarde em Montalvão.

O recolhimento dos materiais contará com apoio de 400 voluntários, entre alunos de diferentes cursos da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), que é parceira do evento, e na entrega dos brinques, que serão sorteados no dia.

A ação conta com o apoio institucional da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, que monitorará e acompanhará a realização do evento, que deve servir de exemplo para outras cidades.

A Fundação Inova Prudente montará uma tenda no local e vai participar com os alunos do Programa Cidadescola, da Inova Kids, coordenados pelo professor Itamar Xavier, com oficina de esculturas feitas com lixo eletrônico, exposição de obras de artes feitas com disquetes velhos e madeira de demolição. A ação conta a participação de Itamar Xavier, João Célio e Josué Pantaleão. Será sorteada entre os participantes uma obra feita com material reciclável.

O Mutirão do Lixo Eletrônico conta com apoio da Sicredi Rio Paraná, na logística, bem como disseminador da iniciativa entre os cooperados e agências da cooperativa, além do apoio de 20 voluntários da cooperativa.

Neste ano, o recolhimento do lixo eletrônico será feito pela Green Eletron, responsável por toda logística e transporte do material recolhido. “É uma empresa certificada pela Associação Brasileira das Indústrias Eletroeletrônicas e especialista em descaracterização de lixo eletrônico”, disse o secretário da Setec, Rogério Alessi.

A expectativa de arrecadação nesta edição é de receber de 50 a 60 toneladas de lixos eletrônicos. No local, haverá seis caçambas de grande porte, além de diversas bags para separar os itens.

No mutirão, a população poderá descartar lixos eletrônicos, como celulares, itens de computadores, mouse, cabos, aparelhos eletrônicos, pilhas, entre outros, O secretário alerta que o mutirão não recebe lâmpadas e não recolhe linha branca, como geladeiras, fogão.

Os participantes receberão cupons para concorrer ao sorteio de brindes: 10 bicicletas, 1 tablet, 1 notebook e 1 videogame.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »