AtaNews Publicidade 728x90
27/05/2019 às 09h54min - Atualizada em 27/05/2019 às 09h54min

Parceria visa capacitação de aprendizes no agronegócio

CIEE lança dois programas na região de Araçatuba e conta com apoio do SIRAN; cursos atendem à demanda de empresas do setor que representa 32% da balança comercial do Brasil

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
 O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) lançou dois programas de aprendizagem específicos para o agronegócio, com capacitações à vocação local e regional para o setor. Atendendo à demanda de empresas da área econômica que representa 32% da balança comercial brasileira, a entidade oferece agora o Aprendiz em Agronegócio e Aprendiz em Magarefe (abate, corte e beneficiamento de bovinos, porcinos, caprinos e aves) – derivações do programa Aprendiz Legal. Para reforçar a iniciativa e ampliar o contato com o público-alvo, a instituição conta com o apoio do SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste).
 
Lilian Alencar, supervisora do CIEE de Araçatuba, explica que o aprendiz permanece na empresa por tempo determinado, entre 12 e 17 meses, e os cursos são validados pelo Ministério do Trabalho. "É uma chance de o jovem entrar no mercado de trabalho. Isto abre, para as organizações, a possibilidade de recrutar e treinar futuros talentos com uma metodologia que une a formação teórica à prática", comenta Lilian. Ela ressalta ainda que empresas que não têm obrigatoriedade da contratação de aprendizes também podem recorrer ao CIEE, como produtores rurais de forma geral.
 
Para Fábio Brancato, presidente do SIRAN, os programas vêm ao encontro de uma aptidão natural do jovem da região Noroeste Paulista. "O CIEE conta com total apoio do sindicato, afinal é preciso aproveitar o potencial dos jovens que querem iniciar uma carreira profissional na agricultura e pecuária. Além disso, entendemos que esses programas são extremamente benéficos para os nossos associados, parceiros e toda a cadeia do agronegócio", afirma Brancato.
 
Legislação
 
A Lei da Aprendizagem (n° 10.097/2000) determina que uma cota entre 5% e 15% das vagas das companhias consideradas de médio e grande porte seja destinada aos jovens entre 14 a 24 anos incompletos, sendo estudante dos ensinos Fundamental, Médio, Técnico ou formado. O programa Aprendiz Legal é direcionado a esse público, aos indivíduos que estão em busca da primeira oportunidade profissional. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes portadores de deficiência (PCDs). O CIEE oferece a capacitação teórica aos jovens, intermedia a relação com as empresas, e as auxilia a desenvolver o programa de forma adequada à legislação.
 
O CIEE e o SIRAN
 
Com 55 anos de atuação, o CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) é uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos e de fins não econômicos, reconhecida como entidade de assistência social que, por meio de diversos programas, dentre eles o de aprendizagem e o estágio de estudantes, possibilita aos adolescentes e jovens uma formação integral, ingressando-os no mundo do trabalho.
 
Criado em 25/10/ 1942, o SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste) foi do pioneirismo dos produtores rurais, responsáveis direto pelo desenvolvimento da cidade e que tinham uma visão do futuro. Inicialmente, o grupo formou a Associação de Invernistas e Criadores da Alta Noroeste, com a finalidade de constituir uma sociedade para a defesa dos interesses da classe, tendo sido então escolhida, por aclamação, a diretoria liderada por Carlos Soares de Castro. De lá para cá, o sindicato vem desenvolvendo um trabalho de união entre os produtores rurais, somando esforços para defender a classe produtiva.
 
Atualmente, o SIRAN representa produtores de Araçatuba, Santo Antônio do Aracanguá, Guararapes, Nova Luzitânia, Gabriel Monteiro, Gastão Vidigal e Rubiácea.

A entidade é uma referência na prestação de serviços para a classe produtiva rural, quer seja na área de assessoria e orientação, bem como de representatividade na luta dos interesses de seus associados.
 
Serviço
 
Programas: Aprendiz em Agronegócio e Aprendiz em Magarefe

Realizador: CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola)

Apoio: SIRAN (Sindicato Rural da Alta Noroeste)
(18) 2102-8550 / 2102-8556
[email protected]


Obs: O CIEE conta com consultores para visitar empresas e apresentar os programas
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »