AtaNews Publicidade 728x90
17/04/2019 às 17h12min - Atualizada em 17/04/2019 às 17h12min

Você sabe o que é a linha de crédito Pró-Cotista

ECONOMIA

Lucas Almeida
Assessoria de Imprensa, Gear SEO
O momento de decidir qual o melhor crédito imobiliário é sempre tenso. Existem diversas opções e muitas vezes é difícil saber qual é a mais adequada para a sua situação.
 
As opções buscam atender às mais diferentes demandas e necessidades de cada pessoa. Por isso, é importante pesquisar bastante antes de escolher seu tipo de financiamento.
 
Um investimento como esse — comprar um imóvel novo — deve ser bem pensado e planejado.  Pensando nisso, trouxemos aqui as principais informações sobre a linha de crédito pró-cotista.

O que é o crédito Pró-Cotista

O chamado Programa Especial de Crédito Habitacional ao Cotista do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço é mais conhecido como Pró-Cotista. Essa linha é destinada à concessão de operações de crédito exclusivamente a trabalhadores titulares de conta vinculada ao FGTS.
 
Esse tipo de crédito usa recursos do próprio FGTS para financiar casas e com isso oferta de taxas mais baixas. Como comparação, o financiamento pró-cotista fica atrás apenas do “ Minha Casa, Minha Vida”.
 
Contudo, é necessário ficar atento, pois, para que tal benefício possa ser usufruído pelo trabalhador, é preciso que sejam observadas as condições do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Também deve-se ficar atento a utilização dos recursos do FGTS para aquisição de moradia própria.
 
Dessa forma, antes de escolher o financiamento Pró-Cotista para financiar sua casa própria, você deve possuir uma conta bancária que tenha vínculo com o FGTS e que esteja dentro das condições estabelecidas pelo SFH.

Requisitos para obter o financiamento pró-cotista

Se você está pensando por optar por essa linha de crédito, deve ficar atento aos requisitos obrigatórios para usufruir desse dinheiro.
 
Em primeiro lugar, as operações de crédito são feitas, apenas, de forma individual. Dessa forma, dentro desse financiamento, existem duas modalidades a serem escolhidas pelo trabalhador, que são:
 
  • Aquisição de unidade habitacional, visando adquirir um imóvel novo ou usado,
  • Construção de unidade habitacional, visando o uso de obras que criem a habitação.
 
Fique atento, pois, os recursos destinados a cada modalidade não são divididos igualmente.
 
Ou seja, mesmo que existam três opções a serem escolhidas, metade dos recursos destinados a esse financiamento são direcionados somente para a produção ou aquisição de novas habitações.
 
Para que o trabalhador consiga ter acesso à linha de crédito pró-cotista, torna-se necessária a comprovação das seguintes condições:
 
  • Ter completado, no mínimo, 3 anos de trabalho com FGTS, sejam eles consecutivos ou não. Esse tempo de contribuição pode ser cumprido na mesma empresa ou em empresas diferentes,
  • Apresentação do contrato trabalhista ou saldo na conta do FGTS na data em que o financiamento é concedido.

Determinações da linha de crédito pró-cotista

Esse programa, assim como outros, possui suas próprias determinações. Dentre as quais podemos destacar:
 
  • Valor de Avaliação: é definido com base em processo de avaliação efetuado pelo Agente Financeiro;
  • Empréstimo: é a operação de crédito entre o Agente Operador e o Agente Financeiro;
  • Financiamento: é a operação de crédito entre o Agente Financeiro e o Mutuário, com recursos originários da operação de empréstimo;
  • Mutuários: pessoas físicas representadas pelos trabalhadores titulares de conta vinculada do FGTS,
  • Agentes Financeiros: serão considerados os agentes do Sistema Financeiro da Habitação (SFH) definidos pelo Conselho Monetário Nacional e previamente habilitadas pelo Agente Operador.
 
Conforme já citado, a taxa de juros desse programa é uma das mais baixas. Ela é constituída por uma taxa nominal de 6,5% ao ano com acréscimo da taxa de risco de crédito a favor do agente operador, tendo como teto 0,8% ao ano.
 
Junto com a taxa de juros nominal serão contratadas as operações de financiamento, com acréscimo de 2,16% ao ano como remuneração do agente.
Essa soma totaliza 8,66% ao ano de taxas de juros, uma tarifa excelente para quem pensa em adquirir um imóvel.
 
Além dessas, a linha de crédito pró-cotista também apresenta tarifa limitada à R$ 25,00, sendo facultada aos agentes financeiros em forma de cobrança mensal por contrato.
 
É inegável a facilidade que linhas de crédito trazem para o momento de investir em um novo imóvel ou até no sonho da casa própria. Mas nem por isso se deixe levar pela facilidade. Busque sempre fazer suas contas e ver até onde pode se comprometer financeiramente para realizar esse sonho.
 
Também mantenha-se sempre atento aos contratos e taxas acordadas. Tudo isso deve ser bem discutido e estar totalmente claro para você na hora de fechar o acordo.
 
Tenha sempre alguém ao seu lado para garantir que tudo será cumprido conforme o acordado. Fora isso, tá esperando o que para dar entrada na sua casa nova? Aproveite essa oportunidade.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »