AtaNews Publicidade 728x90
17/04/2019 às 14h41min - Atualizada em 17/04/2019 às 14h41min

Missa de Santos Óleos reúne bispo e todo clero nesta quarta

Cláudio Henrique da Silva Ferreira
Assessoria de Imprensa, Cúria Diocesana de Araçatuba
Foto: Divulgação
Dentro do calendário da Semana Santa a Diocese de Araçatuba vivencia a unidade do clero em torno do bispo diocesano d. Sérgio Krzywy na missa de Santos Óleos, que todos os anos é presidida pelo bispo na quarta-feira Santa, na Catedral Diocesana Nossa Senhora Aparecida, em Araçatuba.
 
Neste ano, a missa é realizada no dia 17 de abril e começa às 19h30, no local de costume.


 
Também chamada de Missa do Crisma, a celebração dos Santos Óleos promove a bênção dos óleos sacramentais que serão utilizados durante o ano nas paróquias e comunidades: dos catecúmenos (Batismo), dos enfermos (Unção dos Enfermos) e a consagração do óleo do Crisma (utilizado no sacramento do Batismo, da Ordem e da Confirmação de jovens e adultos).
 
Feita a bênção e consagração, os óleos são embalados e levados por representantes de cada paróquia da diocese para seus respectivos locais. Conforme orienta a Igreja, o óleo dos catecúmenos concede a força do Espírito Santo  àqueles que serão batizados. O óleo da Unção dos Enfermos visa trazer o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento. O doente é ungido na fronte e na palma das mãos.


 
Já o óleo do Crisma, que recorda a vinda do Espírito Santo,  é perfumado e ungido na fronte dos fiéis nos sacramentos do Batismo e da Crisma, na palma das mãos dos diáconos a serem ordenados padres e na cabeça dos padres ordenados bispos.
 
RENOVAÇÃO
 
Além da bênção e consagração dos Santos Óleos também são renovadas as promessas sacerdotais de cada padre atuante nas 19 cidades da Diocese.
 
A Missa dos Santos Óleos é feita solenemente na manhã da Quinta-Feira Santa, mas as dioceses podem fazer em datas alternadas na Semana Santa, conforme a necessidade local. A Diocese de Araçatuba historicamente realizou a missa na quarta-feira. 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »