AtaNews Publicidade 728x90
11/04/2019 às 09h29min - Atualizada em 11/04/2019 às 09h29min

Prefeitura inicia série de Audiências Públicas Populares 2019

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Araçatuba deu início às APP – Audiências Públicas Populares 2019, que serão realizadas em vários bairros do município. O primeiro encontro aconteceu na noite de terça-feira (9), das 19h às 21h, na Emeb Egles Gabas de Carvalho, bairro Vista Verde.

As reuniões das APP têm a finalidade de permitir que a população participe dos debates e da definição dos destinos da cidade, com organização e realização da Secretaria Municipal de Participação Cidadã (SMPC) de Araçatuba. A APP Vista Verde atende aos bairros João Batista Botelho, Pinheiros, Água Branca 1, 2 e 3, Vista Verde, Ivo Tozzi, Elias Stefan (Araçatuba G), Country Ville e Hilda Mandarino.

Durante a audiência foram apresentados gráficos das solicitações e reclamações consideradas prioridades para investimentos em obras e serviços na localidade. Das prioridades apontadas, lideraram os temas Saúde, com 288 ocorrências, Educação com 174 e Segurança com 182, seguidos de Asfalto (157), Esporte e Lazer (139) e Emprego e Renda (129). As menores foram Mobilidade Urbana (15), Planejamento Urbano (11) e Saneamento Básico (6). Cultura teve 33, Transporte Urbano 35, Meio Ambiente e Sustentabilidade 27, Assistência Social 29, Obras e Serviços Públicos 28 e Habitação 16.

Para tais resultados, foram distribuídos anteriormente 2.701 formulários nos bairros abrangidos, em 11 pontos de apoio, dos quais foram devolvidos preenchidos apenas 396, totalizando 1.290 sugestões apresentadas.

Além disso, foram explicadas, através de vídeo e fala do secretário Municipal da Fazenda, Josué Cardoso de lima, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece metas e prioridades da administração pública, e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que detalha a aplicação dos recursos do município em obras e ações para o exercício seguinte.

Após explanações, foi aberta a fala aos munícipes que quisessem manifestar seus questionamentos, aos que foram respondidas pelo prefeito Dilador Borges, a vice-prefeita Edna Flor e os secretários municipais sobre suas respectivas pastas.

Todos os munícipes presentes também receberam panfletos para preenchimento das prioridades de melhorias para sua região. Por isso, é importante que o maior número possível de pessoas participe, uma vez que os encontros serão feitos a fim de estimular o exercício da cidadania, o compromisso da população com o bem público e a co-responsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão de cidade.

Mudanças

Um vídeo produzido para a audiência exibiu melhorias realizadas na região com base nas solicitações da APP de 2018, com imagens, mapas e números, citando reformas e, escolas, instalação de novos condicionadores de ar, mudança de itinerários de ônibus, mudança e ampliação de serviços do Pronto Socorro Municipal.

Também foi observado que as solicitações deste ano mudaram de foco para melhorias como academias ao ar livre em praças, cultura, esporte e lazer nos bairros, adaptação de calçadas para acessibilidade e uma reclamação sobre numero de refeições diárias na escola. Além dos esclarecimentos prestados pelos secretários municipais, Dilador Borges respondeu a cada solicitação, solicitou investigação sobre as reclamações e descreveu os trabalhos de acompanhamento regular que acontecem nas secretarias e departamentos. O prefeito ainda incentivou a participação dos munícipes com denúncias sobre irregularidades e solicitação de serviços, bem como a observação das melhorais que a cidade vem recebendo e são publicadas em meios de comunicação e estão registradas em redes sociais na internet.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »