AtaNews Publicidade 728x90
05/04/2019 às 14h26min - Atualizada em 05/04/2019 às 14h26min

Metade dos brasileiros espiona o celular da namorada(o)

Estudo mostra que, além da invasão de privacidade, tais programas não possuem medidas para proteger os dados confidenciais

TecMundo
Foto: Imagem Ilustrativa
A Kaspersky descobriu cerca de 60 mil aplicativos “stalkerware” instalados em dispostivos de seus clientes. Stalkerwares são apps que abusam da privacidade do usuário e, embora não seja ilegal, pode ser uma bandeira vermelha dependendo de seu uso.

“Embora esse programa não seja considerado ilegal, sua presença geralmente é indesejada e desconhecida pela pessoa afetada. Em alguns casos, a página de download de alguns spyware é específica ao dizer que ele deve ser usado para espionar secretamente a vítima. Frente os recentes abusos de privacidade, a Kaspersky Lab decidiu introduzir um alerta especial, permitindo que os usuários decidam por si mesmos o que desejam fazer a respeito”, disse a empresa.

O que são spywares: aplicações que rodam em segundo plano e são instaladas nos telefones – geralmente por parceiros ou ex-parceiros – para monitorar e rastrear as atividades do dispositivo. Porém não há nenhuma barreira que impeça que as pessoas usem esse tipo de programa para fins maliciosos — neste caso o software é classificado como “stalkerware”, pois não há o consentimento da vítima. “Embora a funcionalidade varie, ela geralmente permite que a pessoa que a instalou acesse as informações do dispositivo dos usuários, mensagens SMS, fotografias, conversas em redes sociais, dados de geolocalização e, em certos casos, transfira gravações de áudio e câmera em tempo real”, explica a empresa.

Um estudo de 2018 realizado pela empresa já mostrava que 49% dos brasileiros admitem espionar online o namorado ou namorada. Ainda em 2018, a Kaspersky Lab spywares em 58.487 dispositivos móveis únicos.

O estudo também mostra que, juntamente com a óbvia invasão de privacidade, tais programas geralmente não possuem medidas para proteger os dados confidenciais que estão sendo sequestrados. “Cinco dos 10 programas stalkerware analisados tiveram uma violação de dados ou foram considerados vulneráveis a ataques deste tipo. Os analistas descobriram ainda que um fornecedor armazenava arquivos de dados de vítimas em um servidor com vulnerabilidades de segurança críticas, deixando os dados armazenados acessíveis a todos”, comentou a empresa.

Abaixo você acompanha alguns passos para se proteger deste tipo de espionagem digital:

- Instale apenas aplicativos em lojas oficiais, como a Google Play
- Bloqueie a instalação de programas de fontes desconhecidas nas configurações do smartphone
- Nunca divulgue a senha ou o código de acesso ao seu dispositivo móvel, mesmo que seja com alguém da sua confiança
- Nunca armazene arquivos ou aplicativos desconhecidos em seu dispositivo, pois eles podem prejudicar sua privacidade
- Altere todas as configurações de segurança em seu dispositivo móvel se estiver saindo de um relacionamento. Um ex pode realizar tentativas de adquirir suas informações pessoais para te manipular
- Obtenha controle de programas em execução em segundo plano e desative atividades suspeitas
- Use uma solução de segurança confiável que o notifique sobre a presença de atividades suspeitas

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »