AtaNews Publicidade 728x90
20/02/2018 às 10h05min - Atualizada em 20/02/2018 às 10h05min

Entrega de imposto de renda na próxima semana; veja os documentos necessários

Foto: Imagem Ilustrativa
Cerca de 40 milhões de brasileiros devem declarar o imposto de renda em 2018 e o prazo de entrega tem início em 2 de março com data limite de 28 de abril. Para não correr risco de cair na malha fina por erros de declaração com a correria do prazo final, é importante as pessoas se organizarem para a entrega do documento.
 

“O primeiro passo para esse trabalho começa com o próprio contribuinte que tem que separar o quanto antes os documentos e informações que servirão de base para o preenchimento desse documento”, afirma o diretor executivo da Confirp Consultoria Contábil, Richard Domingos.
 

Ele informa que ainda não foi liberado o programa, nem as novidades para 2018, entretanto, é possível se antecipar. Para isso, ele detalhou os principais documentos e informações necessários para o preenchimento da declaração de imposto de renda deste ano. Veja:

Informes de Rendimentos

Informes de Rendimentos de instituições financeiras, inclusive corretora de valores; >> Informes de Rendimentos de Salários, Pró Labore, Distribuição de Lucros, aposentadoria, pensões, etc; >> Informes de Rendimentos de aluguéis móveis e imóveis recebidos etc.; >> Informações e documentos de outras rendas percebidas no exercício de 2017, tais como doações, heranças, dentre outras; >> Livro Caixa e DARFs de Carnê-Leão; >> Informes de Rendimentos de participações de programas fiscais (Nota Fiscal Paulista, Nota Fiscal Paulistana, dentre outros).

Bens e direitos

Documentos comprobatórios da venda e venda de bens e direitos ocorridas em 2017.

Dívidas e ônus

Documentos comprobatórios da aquisição de dívidas e ônus no ano de 2017.

Rendas variáveis

Controle de compra e venda de ações, inclusive com a apuração mensal de imposto (indispensável para o cálculo do Imposto de Renda sobre Renda Variável); >> DARFs de Renda Variável.

Pagamentos e deduções efetuadas

 Recibos de Pagamentos de Plano de Saúde (com CNPJ da empresa emissora); >> Despesas médicas e odontológicas em geral (com CNPJ da empresa emissora); >> Comprovantes de despesas com educação (com CNPJ da empresa emissora, com a indicação do aluno); >> Comprovante de pagamento de previdência social e privada (com CNPJ da empresa emissora); >> Recibos de doações efetuadas; >> Recibos de empregada doméstica (apenas uma), contendo número NIT; >> Recibos de pagamentos efetuados a prestadores de serviços.

Separar também informações gerais

Nome, CPF, grau de parentesco e data de nascimento dos dependentes; >> Endereços atualizados; >> Cópia completa da última Declaração de Imposto de Renda Pessoas Física entregue; >> Dados da conta para restituição ou débitos das cotas de imposto apurado, caso haja; >> Atividade profissional exercida atualmente.
 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »